Projeto de TCC "A informática no Ensino Fundamental" para o curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná. Clique na imagem abaixo para iniciar o download.
O site www.atividadeseducativas.com.br possui dezenas de atividades educativas envolvendo as diversas áreas do conhecimento, inclusive música, educação no trânsito, LIBRAS, Educação Especial e outras, para utilização em Laboratório de Informática.
Após refletirem e debaterem sobre a importância e necessidade de combinados e regras, os alunos do 3º ano do fundamental desenvolveram uma campanha para a divulgação dos combinados por eles próprio...
Em 2000, as "8 Metas do Milênio" foram aprovadas por 191 países da ONU, em Nova Iorque, na maior reunião de dirigentes mundiais de todos os tempos. Estiveram presentes 124 chefes de Estado e de Governo. Os países, inclusive o Brasil, se comprometeram a cumprir 8 objetivos, até 2015, objetivos esses que podem ser observados na imagem abaixo. Caso queira aprofundar seu conhecimento acerca do assunto, clique na imagem e será direcionado para o site http://www.pnud.org.br/odm/ onde estão disponíveis mais informações.
Jogo didático para exercício do tema “Encontro vocálico” (gramática da língua Portuguesa)
nível estudantil: 1a série fundamental
Modo de fazer:
1. Imprima esta folha, 2. cole-a em uma cartolina ou papel-cartaz 3. recorte cada uma das fichas... está pronto!
Como se joga:
1. Distribua as fichas entre seus alunos.(No caso de sua turma ser grande deverá ser feito vários jogos de dominós paradistribuição entre grupos compostos de no máximo seis alunos.)2. Um aluno inicia o jogo colocando uma das peças do dominó na mesa; 3. O próximo a jogar verificará então, que neste dominó se encontram uma figura e uma palavra. Deverá dizer o nome da figura em voz alta e ler apalavra escrita, evidenciando o encontro vocálico da mesma. Procurará então,dentre as suas peças, qual é a que corresponde a uma das duas opções (figura ou palavra).4. Caso tenha o complemento de uma delas, a dispõe junto à referida peça (aoseu par: figura/palavra) 5. Caso não tenha o seu complemento deverá passar sua vez ao próximo jogador. 6. Como se pode ver o jogo segue praticamente as mesmas regras do jogo dedominó tradicional. 7. É importante que as crianças falem e leiam em voz alta. 8. O jogo termina quando as peças houverem terminado.
Texto do José Carlos Antonio refletindo sobre a questão "Quais conteúdos são fáceis e quais são difíceis de ensinar?", que surgiu no fórum de Física do Portal do Professor (MEC). Acesse para leitura, interessante os pontos apontados pelo mesmo.