sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Proibição do celular nas escolas

Clique aqui para acessar a matéria original - http://www.infoescola.com


Por Fernando Rebouças
       A respeito dos objetivos da educação, segundo Jean Piaget, pensador suíço falecido em 1980: “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”
celular escolas       Nos dias atuais, não somente a sociedade, mas o próprio mercado exigem cidadãos e profissionais inovadores, fator que exige algo a mais da educação e do comportamento de alunos e professores dentro da escola. Atualmente, os pais e professores possuem o desafio de educar uma geração de crianças e adolescentes que são nativos digitais, ou seja, já utilizam computador e demais dispositivos digitais antes mesmo de aprenderem a ler e a escrever.
       As novas tecnologias da informação podem e devem ajudar no processo de pesquisa e aprendizagem, mas o uso abusivo de celulares e tablets particulares por parte dos estudantes pode desviar sua atenção em sala e prejudicar o seu processo de aprendizado junto ao professor e demais colegas.
       O uso do celular por crianças e adolescentes é mais comum, gerando extenso debate entre pais, professores e alunos sobre a necessidade do estudante manter seu celular ligado para atender uma ligação de emergência dos pais e do compromisso de não atrapalhar as aulas ao atender qualquer ligação.
       Segundo dados do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) com o apoio da Fundação Victor Civita, 60% dos estudantes do ensino médio com idades entre 15 e 19 anos, das cidades de São Paulo e Recife, com renda familiar inferior a 2.500,00 reais, possuem tablet ou celular com acesso à internet.
       A proibição do celular em sala de aula visa manter a organização da turma e a atenção dos alunos perante as aulas lecionadas; por outro lado, o celular e demais dispositivos eletrônicos podem ser incorporados em sala por meio de um planejamento que incentive a criação de conteúdo por parte do aluno, para que ele não seja tratado somente como receptor passivo de conteúdo.
Porém, recentemente, no Congresso, a Comissão de Educação e Cultura, aprovou a a proibição do uso de telefones celulares por alunos e professores nas salas de aulas das escolas de educação básica de todo o Brasil. O texto aprovado é proveniente do Projeto de Lei 2246/07. O objetivo é proibir o uso do celular sem fins educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.