domingo, 29 de setembro de 2013

Cantigas de roda: Marcha Soldado

Marcha soldado

Marcha soldado,
cabeça de papel.
Quem não marchar direito,
vai preso pro quartel.
O quartel pego fogo,
a policia deu sinal.
Acode,acode,acode a bandeira nacional.

Não conhece? 

Marcha Soldado é uma cantiga. Pode ser cantada por uma criança sozinha ou por um grupo, marchando. Uma boa ideia é fazer chapéus e espadas de jornal para as crianças usarem enquanto cantam.

É fácil brincar 

A criança pode cantar como quiser, sozinha ou acompanhada, em uma roda, com ou sem a ajuda de um adulto. Pode ser divertido organizar as crianças em fileiras, como no exército e sugerir que cantem enquanto marcham. Para deixar a brincadeira mais desafiadora, pode-se escolher um líder ? o General ? e pedir que as outras crianças ? os soldados ? sigam seus movimentos.

Brincar só faz bem 

Essa brincadeira ajuda a desenvolver a imaginação, a memória e a atenção.

Você sabia? 

Marcha Soldado é uma canção popular, sem autor conhecido, que chegou até nós, passada de pessoa para pessoa, de geração em geração.
Dia 25 de agosto comemoramos o Dia do Soldado. A data foi criada para homenagear Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Ele nasceu em 25 de agosto de 1803 e ficou famoso como ?pacificador? do Exército porque conseguiu impedir muitas rebeliões do exército contra o Império.

Fonte dos dados acima: www.nestle.com.br




IR PARA O MENU DAS CANTIGAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.