quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Conheça a mesa educacional TOQ
Descrição: Produzida no Brasil pela Positivo, a mesa educacional TOQ traz programas e jogos educativos dedicados às crianças.
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Hot Potatoes - Tutorial
Windows 3.1
Quiz G1: seu computador está seguro?
Responda às dez perguntas e avalie o quanto você sabe sobre o assunto. Teste sugere colunas que dão dicas específicas de segurança.
Fonte:
g1.globo.com
g1.globo.com
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
domingo, 1 de dezembro de 2013
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Simulating an IBM PC
QUE TAL VOLTAR NO TEMPO E UTILIZAR O MS-DOS e WINDOWS 1.0?
IBM PC running DONKEY.BAS
IBM PC XT w/CGA, 10Mb Hard Drive
IBM PC XT w/CGA, Windows 1.01
IBM PC w/MDA, CP/M-86
IBM PC w/MDA, Microsoft Adventure
IBM PC w/CGA, Zork
IBM PC running DONKEY.BAS
IBM PC XT w/CGA, 10Mb Hard Drive
IBM PC XT w/CGA, Windows 1.01
IBM PC w/MDA, CP/M-86
IBM PC w/MDA, Microsoft Adventure
IBM PC w/CGA, Zork
DICAS PARA USAR O MS-DOS
Digite a data (mês-dia-ano)
Digite a hora (hora:minuto)
Alguns comandos:
CLS = Limpar a tela
DIR = Mostrar os arquivos que estão no computador
DATE = Mostrar/editar data (ENTER mantém a data atual)
TIME = Mostar/Editar a hora
Utilizando o Editor Basic para programar
Para entrar no Editor Basic digite BASIC e pressione enter
Para sair do Editor Basic digite SYSTEM e pressione enter
Exemplo de um programa no BASIC
1 CLS
2 PRINT "*** TABUADA ***"
3 PRINT
4 INPUT "Qual numero? "; NR
5 PRINT
6 FOR X = 1 TO 12
7 PRINT NR ;" X " ; X ; " = "; NR * X;
8 NEXT X
9 PRINT
Após digitado os códigos acima, é só pressionar a tecla de função F2 e utilizar o programa Tabuada.
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Linux Educacional - Vídeos Tutoriais - Instalação, Configuração, etc...
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Cantigas de roda/infantil: Você gosta de mim?
Você gosta de mim? Você gosta de mim, ó menina? Eu também de você, ó menina. Vou pedir a seu pai, ó menina, Para casar com você, ó menina. Se ele disser que sim, ó menina, Tratarei dos papéis, ó menina, Se ele disser que não, ó menina, Morrerei de paixão. |
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Cantigas de roda/infantil: A, a, a, minha abelhinha
A, E, I, O, U A a a minha abelinha A a a minha abelinha Aí que bom seria Se tu fosse minha E e e minha escovinha E e e minha escovinha Quem te pôs a mão Sabemdo que es minha I i i índio já chegou I i i índio já chegou E correndo pro bosque se mandou E correndo pro bosque se mandou Ó ó ó óculos da vovó Ó ó ó óculos da vovó Todo quebradinho com uma perna só Todo quebradinho com uma perna só U u u o seu urubú U u u o seu urubú Que vive brigando com o seu pirú Que vive brigando com o seu pirú |
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Cantigas de roda/infantil: Deixei Meu Sapatinho
Deixei meu sapatinho Deixei meu sapatinho na janela do quintal Papai Noel deixou meu presente de Natal Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém, Seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem (2x) Deixei meu sapatinho na janela do quintal Papai Noel deixou meu presente de Natal Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém, Seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem (2x) |
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
domingo, 13 de outubro de 2013
Qual é a hora certa de apresentar crianças às tecnologias
Apesar da diferença de idade, a Laura e o Gabriel têm muito em comum. Além de inteligentes, super espertos e hiperativos, os dois nasceram imersos em tecnologia. A Laura já tem 10 anos, mas teve seu primeiro contato com tablets e smartphones antes de completar dois anos de idade; o Gabriel ainda só tem três, mas também já aprendeu há algum tempo as artimanhas das telas sensíveis ao toque e até dos teclados.
O Gabriel é fanático por joguinhos e também bastante ágil; sabe usar a senha para destravar o aparelho, trocar de aplicativos e até tirar fotos! A Laura vai além dos jogos; ela já tem perfil no Facebook e usa o tablet que ganhou no final do ano passado também para ouvir música, ver filmes e até para se comunicar.
Mas será que existe uma hora certa para esse primeiro contato? O Gabriel e a Laura aprenderam a brincar no smartphone antes mesmo de falar ou andar. A psicóloga Andréa Jotta explica que esse “timing” depende muito do estilo da família; quanto mais conectados forem os pais, mais cedo os filhos terão contato com a tecnologia. Mas outro fator também facilitou bastante a entrada dos pequenos no mundo “hi-tech”.
"De uns dois anos para cá, temos visto a entrada das crianças na tecnologia graças à tela de toque. Se antigamente eles precisavam ter entre 7 e 8 anos para poder digitar e chegar onde elas querem. Com a tela touch é só tocar. Por isso, tem crianças muito pequenas usando touchscreen", afirma a psicóloga Andréa Jotta, do NPPI (Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática) da PUC-SP.
A relação entre crianças e tecnologia divide opiniões, mas segundo a psicóloga, não tem porque proibir. As mães do Gabriel e da Laura concordam, mas também entendem que é preciso haver certo controle sobre esse uso; mais do que isso, o ideal é sempre expor a criança a diversos tipos de estímulos, diversificar suas atividades e incluir o uso da tecnologia apenas como uma pequena fração dos seus dias. A Laura tem tanta coisa pra fazer que nem pensa em ficar muito tempo jogando ou conectada.
"O que a gente vê como prejudicial é o uso frequente. No nosso núcleo de pesquisas, não chegamos a mapear um uso excessivo que aconteceu porque usou uma vez ou outra", explica a psicóloga.
Além do tempo de exposição, é preciso controlar também o que essas crianças fazem no mundo digital. Seguro, nós sabemos que não é...e, mais do que isso, a maior parte dos aplicativos disponíveis é voltado para adultos.
"Vale a pena acompanhar o uso pelo menos até os 16 anos. O problema não é dá, é largar. A partir do momento que você dá este presente para a criança, é a entrada deste jovem na virtualidade. Tem que ser acompanhado e educado, como se faz na vida presencial", conta a psicóloga Andréa Jotta.
O futuro dessa geração que já nasceu conectada é tema recorrente de discussões não só entre mães e pais, mas entre psicólogos e educadores. A maioria acredita que, se controlado, o uso da tecnologia contribui bastante para o desenvolvimento do raciocínio da criança. Mas o fenômeno é novo e ainda não existe pesquisa suficiente sobre essa relação; principalmente aqui no Brasil.
Doze anos atrás, o país viveu um “boom” da internet com a popularização da banda larga. Ou seja, já existe uma geração que foi exposta à tecnologia de alguma forma desde muito pequenos. O Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC de São Paulo avaliou duas vertentes desses jovens; primeiro os que conseguiram introduzir a tecnologia naturalmente em suas rotinas sem abrir mão das outras atividades.
"Alguns pais conseguiram incluir a tecnologia na rotina das crianças, que hoje são pré-adolescentes. Elas precisam fazer a lição, comer, dormir, conviver com a família e usar a tecnologia. Nas famílias que conseguiram neste uso adequado, sem abuso e sem prejudicar a vida cotidiana, as crianças se acostumaram com a tecnologia com naturalidade, mais até que os adultos", conta a psicóloga.
Já os que usaram em excesso; sem controle, explica a psicóloga, apresentaram alguns problemas difíceis de reverter, como a falta de interesse por esportes ou qualquer outra atividade física, desinteresse pela escola e até isolamento – o que pode ser considerado grave no desenvolvimento de uma criança.
O assunto é delicado, mas ao que tudo indica, se a tecnologia simplesmente fizer parte da vida da criança e não dominá-la, é algo que só traz benefícios. O detalhe importante é que não cabe aos pequenos decidir o que é bom ou ruim, mas aos pais, que precisam entender que o mundo mudou e que a tecnologia é cada vez mais presente nas nossas vidas. E você, o que acha dessa história? Apoia ou condena o uso da tecnologia por crianças? Será que existe uma idade certa? Participe dessa saudável discussão e deixe seus comentários no olhardigital.com.br.
Cantigas de roda/infantil: Bom barqueiro
Bom barqueiro Bom barqueiro, Bom barqueiro, Me deixai passar, Passar. Tenho filho pequenino Pra acabar de criar, De criar. |
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantigas de roda/infantil: A borboleta e a lagarta
A borboleta e a lagarta La la la la la la Lá vai uma lagarta Ta ta ta Tá sempre a mastigar Nhack nhack nhack Com está com fome come come come sem parar La la la la la la Lá vai a borboleta Ta ta ta ta Tá livre a voar Flap flap flap Cor de violeta Uma flor voando pelo ar Será que a borboleta lembra que já foi lagarta? Será que a lagarta sabe que um dia vai voar? |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantigas de roda/infantil: A moda das tais anquinhas
A moda das tais Anquinhas
A moda das tais anquinhas É uma moda muito engraçada Que pôe joelho em terra Faz a gente ficar pasmada. Mariquinha sacode a saia Mariquinha levanta os braços Mariquinha tem dó de mim Mariquinha me dá um abraço. |
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantigas de roda/infantil: Meu boi barroso
Boi Barroso Eu mandei fazer um laço Do couro do jacaré Pra laçar o Boi Barroso No cavalo pangaré. Me Boi Barroso, meu Boi Pitanga, O teu lugar, ai, é lá na canga. Adeus menina, que eu vou-me embora, Não sou daqui, ai, sou lá de fora. Meu bonito Boi Barroso Que eu já dava por perdido, Deixando rastro na areia, Foi logo reconhecido. Montei num cavalo escuro, Trabalhei logo de espora, Gritei a certa gente Que meu Boi se vai embora Boi Barroso (Elis Regina) Eu mandei fazer um laço do couro do jacaré pra laçar o boi barroso num cavalo pangaré Meu boi barroso meu boi pitanga o teu lugar, ai, é lá na canga Eu mandei fazer um laço do couro da Jacutinga pra laçar o boi barroso lá no alto da restinga Meu boi barroso meu boi pitanga o teu lugar, ai é lá na canga. |
Boi Barroso
Meu cavalo malacara tem andar de saracura
Não tropeça, nem se espanta viajando em noite escura
Meu boi barroso, meu boi pitanga
O teu lugar, ai, é lá na canga
Meu boi barroso, meu boi pitanga
O teu lugar, ai, é lá na canga
Eu mandei fazer um laço do couro da jacutinga
Pra laçar meu boi barroso lá no passo da restinga
Meu boi barroso, meu boi pitanga
O teu lugar, ai, é lá na canga
Meu boi barroso, meu boi pitanga
O teu lugar, ai, é lá na canga
Hoje é dia de rodeio, de churrasco e chimarrão
Venham ver a gauchada reunida no galpão
Meu boi barroso, meu boi pitanga
O teu lugar, ai, é lá na canga
Meu boi barroso, meu boi pitanga
O teu lugar, ai, é lá na canga
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
sábado, 12 de outubro de 2013
Cantigas de roda/infantil: Festa Dos Insetos (A pulga e o percevejo)
Festa Dos Insetos (A pulga e o percevejo) Gilliard A Pulga e o Percevejo fizeram combinação Fizeram uma serenata debaixo do meu colchão Refrão Torce, retorce, procuro mas não vejo, Não sei se era pulga ou se era o percevejo. A Pulga toca banjo, o Percevejo violão; E o danado do Piolho também toca rabecão. Repete refrão Lá vem dona Pulga, vestidinha de balão, Dando o braço ao Piolho, na entrada do salão. Repete refrão |
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantigas de roda/infantil: Cinco Patinhos
Cinco Patinhos Xuxa Cinco patinhos foram passear Além das montanhas Para brincar A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá Mas só quatro patinhos voltaram de lá. Quatro patinhos foram passear Além das montanhas Para brincar A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá Mas só três patinhos voltaram de lá. Três patinhos foram passear Além das montanhas Para brincar A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá Mas só dois patinhos voltaram de lá. Dois patinhos foram passear Além das montanhas Para brincar A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá Mas só um patinho voltou de lá. Um patinho foi passear Além das montanhas Para brincar A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá Mas nenhum patinho voltou de lá. A mamãe patinha foi procurar Além das montanhas Na beira do mar A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá E os cinco patinhos voltaram de lá. |
Cantigas de roda/infantil: Criança Feliz
Criança Feliz Criança feliz, feliz a cantar Alegre a embalar seu sonho infantil Oh! meu bom Jesus, que a todos conduz Olhai as crianças Do nosso Brasil Crianças com alegria Qual um bando de andorinhas Viram jesus que dizia Vinde a mim as criancinhas Hoje no céu um aceno Os anjos dizem amém Porque jesus nazareno Foi criancinha também. |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantiga de roda/infantil: Um, dois, feijão com arroz
Um, dois,
Feijão com arroz Um, dois, Feijão com arroz; Três, quatro, Feijão no prato; Cinco, seis, Feijão inglês; Sete, oito, Comer biscoito; Nove, dez, Comer pastéis. |
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Cantigas de roda/infantil: A gatinha parda
A Gatinha Parda A minha gatinha parda, que em Janeiro me fugiu Onde está minha gatinha, Você sabe, você sabe, você viu ? Eu não vi sua gatinha, mas ouvi o seu miau Quem roubou sua gatinha Foi a bruxa, foi a bruxa pica-pau |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantiga de roda/infantil: A rosa amarela
A Rosa Amarela Olha a Rosa amarela, Rosa Tão Formosa, tão bela, Rosa Olha a Rosa amarela, Rosa Tão Formosa, tão bela, Rosa Iá-iá meu lenço, ô Iá-iá Para me enxugar, ô Iá-iá Esta despedida, ô Iá-iá Já me fez chorar, ô Iá-iá (repete) |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantigas de roda/infantil: Eu perdi o Dó da minha viola
Eu perdi o Dó da minha viola Eu perdi o Dó da minha viola Da minha viola eu perdi o Dó Dormir é muito bom é muito bom Dormir é muito bom é muito bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom Eu perdi o Ré da minha viola Da minha viola eu perdi o Ré Remar é muito bom é muito bom Remar é muito bom é muito bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom Eu perdi o Mi da minha viola Da minha viola eu perdi o Mi Mirar é muito bom é muito bom Mirar é muito bom é muito bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom Eu perdi o Fá da minha viola Da minha viola eu perdi o Fá Falar é muito bom é muito bom Falar é muito bom é muito bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom Eu perdi o Sol da minha viola Da minha viola eu perdi o Sol Sonhar é muito bom é muito bom Sonhar é muito bom é muito bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom Eu perdi o Lá da minha viola Da minha viola eu perdi o Lá Lavar é muito bom é muito bom Lavar é muito bom é muito bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom Eu perdi o Si da minha viola Da minha viola eu perdi o Si Silêncio é muito bom é muito bom Silêncio é muito bom é muito bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom camarada, É bom camarada, É bom, é bom, é bom É bom |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantiga de roda/infantil: O pobre cego
O Pobre Cego
Minha Mãe acorde, de tanto dormir
Venha ver o cego, Vida Minha, cantar e pedir
Se ele canta e pede, de-lhe pão e vinho
Mande o pobre cego, Vida Minha, seguir seu caminho
Não quero teu pão, nem também teu vinho
Quero só que a minha vida, Vida Minha, me ensine o caminho
Anda mais Aninha, mais um bocadinho,
Eu sou pobre cego, Vida Minha, não vejo o caminho
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantiga de roda/infantil: Tutu Marambá
Tutu Marambá Tutu Marambá não venhas mais cá Que o pai do menino te manda matar (repete) Durma nenem, que a Cuca logo vem Papai está na roça e Mamãezinha em Belém Tutu Marambá não venhas mais cá Que o pai do menino te manda matar (repete) |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Cantigas de roda/infantil: O Jacaré (Eu conheço um jacaré)
O Jacaré Eu conheço um jacaré que gosta de comer escondam seus olhinhos senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé eu conheço um jacaré que gosta de comer escondam suas orelhas senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé eu conheço um jacaré que gosta de comer esconda sua barriga senão o jacaré come sua barrigas e o dedão do pé |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantigas de roda/infantil: Chinês
Chinês Tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim 1,2,3 4,5,6 Olha os olhos do chinês O seu nome é chinchanchei Veja como ele dança bem Tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim 1,2,3 4,5,6 Olha os olhos do chinês O seu nome é chinchanchei Veja como ele dança bem Tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim Tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim-tim |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantigas de roda/infantil: Na Bahia tem
NA BAHIA TEM
Na Bahia tem, tem, Tem , tem, tem, Na Bahia tem, Ó Morena, Côco de Vintém (BIS) |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantigas de roda/infantil: O pastorzinho (Dó Ré Mi Fá)
O PASTORZINHO Havia um pastorzinho Que andava a pastorar Saiu da sua casa E pôs-se a cantar Dó, ré, mi, fá, fá, fá Dó, ré, dó, ré, ré, ré Dó, sol, fá, mi, mi, mi Dó, ré, mi, fá Chegando ao Palácio A princesa lhe falou Dizendo ao pastorzinho Que seu canto lhe agradou Sol, lá, si, dó, dó, dó Sol, lá, sol, lá, lá, lá Sol, ré, dó, si, si, si Sol, lá, si, dó, dó, dó |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantigas de roda/infantil: Tra la la
Tra la la la Tra La La La La La Oi Tra La La La La La Oi Tra La La La La La Oi Tra La La La La La Oi Tra La La La La La Oi As flores já não crescem mais.. Até o alecrim murchou... O sapo se mandou.. O lambari morreu... Porque o ribeirão secou! Tra La La La La La Oi Tra La La La La La Oi Tra La La La La La Oi Tra La La La La La Oi Tra La La La La La Oi |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Cantigas de roda/infantil/popular: O sítio do seu Lobato
O Sítio do Seu Lobato Seu lobato tinha um sítio, ia, ia ô! E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô! Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá! Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô! Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô! E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô! Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá! Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô! Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô! E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô! Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá! Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô! Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô! E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô! IR PARA O MENU DAS CANTIGAS |
|
Cantigas de roda/infantil/populares: Xique-Xique
XIQUE-XIQUE Cadê o meu relógio que eu botei no chão Cadê o meu relógio que eu botei no chão Fazer o xique-xique com ele na mão Fazer o xique-xique com ele na mão Botei no ouvido para escutar Botei no ouvido para escutar Fazer o xique-xique pra lá e pra cá Fazer o xique-xique pra lá e pra cá |
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantigas de roda/infantil/populares: Direita-Esquerda
Direita-Esquerda Eliana Direita esquerda! Perna direita, perna esquerda Vamos caminhar Para frente e para trás, nós vamos brincar Prum lado pro outro... Direita esquerda vamos lá Prum lado pro outro, pra lá, e pra cá Braço direito, braço esquerdo Pra movimentar Para cima e para baixo, nós vamos brincar Prum lado pro outro... E agora a cabecinha vamos balançar Para cima e para baixo nós vamos brincar Prum lado pro outro... |
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
terça-feira, 8 de outubro de 2013
OS DEZ MANDAMENTOS DO UNIVERSITÁRIO DO SÉCULO XXI
OS DEZ MANDAMENTOS DO UNIVERSITÁRIO DO SÉCULO XXI: 1. Seja flexível, isto é, não se especializa demais; 2. Invista na criatividade, não só no conhecimento; 3. Aprenda a lidar com incertezas, o mundo está assim; 4. Prepare-se para estudar durante toda a vida; 5. Tenha habilidades sociais e capacidade de expressão; 6. Saiba trabalhar em grupo, bons empregos exigem isto; 7. Esteja pronto para assumir responsabilidades; 8. Busque ser empreendedor, talvez você crie seu emprego; 9. Entenda as diferenças culturais, o trabalho globalizou-se; 10. Adquira intimidade com novas tecnologias, como a internet. (CONSOLARO, 2000, p. 37). |
Cantigas de roda/infantil/populares: O gato
O Gato A Arca de Noé Com um lindo salto Leve e seguro O gato passa Do chão ao muro Logo mudando De opinião Passa de novo Do muro ao chão E pisa e passa Cuidadoso, de mansinho Pega e corre, silencioso Atrás de um pobre passarinho E logo pára Como assombrado Depois dispara Pula de lado Se num novelo Fica enroscado Ouriça o pêlo Mal humorado Um preguiçoso É o que ele é E gosta muito De cafuné E quando à noite Vem a fadiga Toma seu banho Passando a língua pela barriga |
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Cantigas de roda/infantil/populares: A arca de Noé
A arca de Noé Compositor: Vinicius De Moraes Toquinho Sete em cores, de repente O arco-íris se desata Na água límpida e contente Do ribeirinho da mata. O sol, ao véu transparente Da chuva de ouro e de prata Resplandece resplendente No céu, no chão, na cascata. E abre-se a porta da Arca Lentamente surgem francas A alegria e as barbas brancas Do prudente patriarca Vendo de longe aquela serra E as planícies tão verdinhas Diz Noé: que boa terra Pra plantar as minhas vinhas Ora vai, na porta aberta De repente, vacilante Surge lenta, longa e incerta Uma tromba de elefante. E de dentro de um buraco De uma janela, aparece Uma cara de macaco Que espia e desaparece. “Os bosques são todos meus“ Ruge soberbo o leão “Também sou filho de Deus” Um protesta e o tigre- “não” A Arca desconjuntada Parece que vai ruir Entre os pulos da bicharada Toda querendo sair. Afinal com muito custo Indo em fila os casais Uns com raiva outros com susto Vão saindo os animais. Os maiores vêm à frente Trazendo a cabeça erguida E os fracos, humildemente Vêm atrás, como na vida. Longe o arco-íris se esvai E desde que houve essa história Quando o véu da noite cai Erguem-se os astros em glória Enchem o céu de caprichos Em meio à noite calada Ouve-se a fala dos bichos Na terra repovoada. |
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS |
Cantigas de roda/infantil/populares: A arca de Noé
A arca de Noé Aline Barros A Arca de Noé, Eu vou contar como é que é. Era um barco gigante, Coube até o elefante, a girafa e o jacaré. Tinha até um porco-espinho, cuidado com ele pra não se espetar. O macaco bem maroto, cutuca a preguiça que nem bola dá. Um casal de cada bicho, era o maior buxixo dentro da embarcação. A hiena deu risada da onça-pintada de papo pro ar, E o grilo se sentia o cantor famoso daquele lugar Todo dia a passarada animava a bicharada cantando tra-lá-lá-lá! (Eu vou contar, hein! Um casal de patinhos, Um casal de elefantões, O cachorro e sua esposa, Um casal lindo de girafinhas, O leão e a leoa, O tigrão e a esposa, Um casal de jacarés, Um casal de papagaios!) A Arca de Noé, Eu vou contar como é que é. Era um barco gigante, Coube até o elefante, a girafa e o jacaré. |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Cantigas de roda/infantil: O meu galinho
O Meu Galinho Há três noites que eu não durmo, ola lá ! Pois perdi o meu galinho, ola lá ! Coitadinho, ola lá ! Pobrezinho, ola lá ! Eu perdi lá no jardim. Ele é branco e amarelo, ola lá ! Tem a crista vermelhinha, ola lá ! Bate as asas, ola lá ! Abre o bico, ola lá ! Ele faz qui-ri-qui-qui. Já rodei em Mato Grosso, ola lá ! Amazonas e Pará, ola lá ! Encontrei, ola lá ! Meu galinho, ola lá ! No sertão do Ceará ! IR PARA O MENU DAS CANTIGAS |
|
domingo, 6 de outubro de 2013
Cantigas de roda/infantil: A galinha magricela
A galinha magricela (La Gallina Papanatas) Eu conheço uma galinha A galinha da vizinha Avezinha magricela e depenada Quem tem pena da galinha Avezinha depenada A galinha magricela da vizinha? Bota ovos pela sala No banheiro e na cozinha Ela bota, bota, bota Sem parar A galinha magricela Bota ovos sem parar A galinha magricela É magrela de botar A galinha magricela E bota um e bota dois e bota três A galinha magricela Vira cambota e bota quatro de uma vez A galinha magricela E bota dez e bota cem e bota mil A galinha magricela Bota ôvo bota banca De mais bela do Brasil IR PARA O MENU DAS CANTIGAS |
Cantigas de roda/infantil: A bandinha
A Bandinha Um homem vinha pela estrada Tocando seu tambor Pararatata Um outro acompanhava Tocando violão Diririndindon Pararatata Diririndindon Pararatata Diririndindon No caminho encontraram um outro Tocando uma corneta Pararatata Com ele vinha um companheiro Tocando hacordion Nhekinhekinheki Pararatata Diririndindon Pararatata Nhekinhekinheki A bandinha foi marchando Chamando a criançada Para marchar A criançada foi cantando A cidade inteira Foi cantar Viva o papai Viva a mamãe viva a criançada Viva |
|
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
sábado, 5 de outubro de 2013
Cantiga de roda/infantil: Passa, passa, gavião
IR PARA O MENU DAS CANTIGAS
Passa, passa, Gavião
Passa, passa, Gavião, Todo mundo passa. Os carpinteiros fazem assim, Os carpinteiros fazem assim, Assim, assim, Assim, assim. Os cavaleiros fazem assim, Os cavaleiros fazem assim, Assim, assim, Assim, assim. Os sapateiros fazem assim, Os sapateiros fazem assim, Assim, assim, Assim, assim.
Todo mundo é bom Passa, passa gavião Todo mundo é bom As lavadeiras fazem assim As lavadeiras fazem assim Assim, assado Carne seca com ensopado Passa, passa um avião Será ele ou não Passa, passa um avião Será ele ou não O presidente voa assim O presidente voa assim Assim assado Sempre apressado Brincadeira: PARTICIPANTES: No mínimo dois. ORGANIZAÇÃO: Em roda. COMO BRINCAR As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício( sapateiro, carpinteiro). IR PARA O MENU DAS CANTIGAS |
Cantiga de roda/infantil: Cachorrinho está latindo
Cachorrinho está latindo Cachorrinho está latindo Lá no fundo do quintal Cala a boca, cachorrinho Deixa o meu benzinho entrar... Ô esquindô lê, lê! Ô esquindô lê, lê, lá, lá! Ô esquindô lê, lê! Não sou eu que caio lá.. Minha cesta de cará Quem quiser comer comigo Feche a porta e venha cá... Ô esquindô lê, lê! Ô esquindô lê, lê, lá, lá! Ô esquindô lê, lê! Não sou eu que caio lá.. Brincadeira: Quem está no centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo PARTICIPANTES: No mínimo três. ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro. COMO BRINCAR: A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam. Fonte: http://www.qdivertido.com.br IR PARA O MENU DAS CANTIGAS |
Cantigas de roda/infantil: Indiozinhos
Indiozinhos Um, dois, três indiozinhos Quatro, cinco, seis indiozinhos Sete, oito, nove indiozinhos Dez num pequeno bote Iam navegando pelo rio abaixo Quando um jacaré se aproximou E o pequeno bote dos indiozinhos Quase, quase virou. IR PARA O MENU DAS CANTIGAS |
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Cantigas de roda/infantil: FUI AO MERCADO (Formiguinha)
FUI AO MERCADO (Formiguinha) FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ EU SACUDI, SACUDI, SACUDI MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA EU SACUDI,SACUDI, SACUDI MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO EU SACUDI, SACUDI, SACUDI MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM EU SACUDI, SACUDI, SACUDI MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR IR PARA O MENU DAS CANTIGAS |
Atividades
Assinar:
Postagens (Atom)