Este artigo tem como tema a educação popular e o seu encontro com as tecnologias digitais na escola pública. Inicialmente, busca analisar o papel da escola e dos educadores no contexto da sociedade globalizada, complexa e em rede dos dias atuais. Em seguida, apresenta as principais concepções de educação popular no Brasil, refletindo sobre suas práticas educativas, perspectivas e dilemas. Tenta ainda, compreender as ideologias subliminares que perpassam as tecnologias; e verificar os processos pedagógicos mais eficazes para fazer frente às idéias de exclusão, individualismo e competitividade do mundo moderno. Assim, procura-se resgatar os conceitos político-pedagógicos de Paulo Freire para embasar a idéia de formação do educador como agente da transformação educacional e social, capaz de utilizar pedagogicamente as tecnologias da informação e comunicação na escola pública de uma forma crítica e politizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.