Aula 01 - Cibercultura
domingo, 31 de março de 2013
Mobimento: Educação e Comunicação Mobile
Wagner Merije / Editora Peirópolis A escola de hoje tem muitos desafios, todos sabemos. Um deles está em como otimizar a presença da tecnologia em sala de aula, especialmente dos equipamentos que já fazem parte da vida dos jovens, de diferentes classes sociais, como o telefone celular. Cabe ao projeto político pedagógico das escolas decidir se ele continua a ser usado clandestinamente e de maneira não construtiva ou ser apropriado nos planos de aula de forma emancipadora. Portanto, é uma escolha político pedagógica. Este livro promove a reflexão sobre a tecnologia em nosso dia a dia e mostra que existem ações concretas e criativas capazes de transformar professores e alunos em protagonistas do processo de apropriação das tecnologias com finalidades pedagógicas. O livro aborda também questões de ética no uso da tecnologia, reciclagem, um rico glossário das palavras usadas no mundo mobile, dicas de filmes para uso pedagógico e muitas outras dicas.
sábado, 30 de março de 2013
quinta-feira, 28 de março de 2013
Série de Diálogos - Tecnologia na Educação: Ensino Adaptativo
Tecnologias inovadoras estão ajudando a customizar o processo de ensino e ajudando alunos a aprenderem em seus próprios ritmos. Ensino adaptativo é o tema do painel apresentado por Cláudio Sassaki, cofundador da Geekie, durante a terceira edição da Série de Diálogos O Futuro se Aprende sobre Tecnologia na Educação. Promovido por Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica, o encontro aconteceu no dia 10 de setembro de 2012, em São Paulo-SP.
Série de Diálogos - Tecnologia na Educação: Redes Sociais
Como as redes sociais podem contribuir com a educação do século XXI? No vídeo, quem fala sobre o assunto é Américo Amorim, presidente da Daccord, empresa especializada em plataformas educacionais que desenvolveu o game Saiba Mais Enem. A apresentação aconteceu durante a terceira edição da Série de Diálogos O Futuro se Aprende sobre Tecnologias na Educação, que aconteceu no dia 10 de setembro de 2012. O encontro foi promovido por Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica e reuniu cerca de 60 representantes de diversos setores da sociedade para discutir as oportunidades e desafios do uso da tecnologia na educação.
Série de Diálogos - Tecnologia na Educação: Videoaulas
A terceira edição da Série de Diálogos O Futuro se Aprende teve como tema Tecnologias na Educação e aconteceu no dia 10 de setembro de 2012, em São Paulo-SP. Promovido por Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica, o encontro reuniu representantes de fundações, institutos, empresas, organizações sociais, governo, universidades e mídia. No vídeo, o Diretor Geral do Descomplica, Marco Fisbhen, fala sobre Videoaulas.
érie de Diálogos - Tecnologia na Educação: Games na Educação
No vídeo, Samara Werner, da Tamboro -- empresa especializada na criação de jogos educacionais inovadores -- fala sobre a importância do uso da games na educação. A apresentação aconteceu na terceira edição da Série de Diálogos O Futuro se Aprende com o tema Tecnologias na Educação, que aconteceu no dia 10 de setembro de 2012, em São Paulo-SP. Promovido por Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica, o encontro reuniu representantes de fundações, institutos, empresas, organizações sociais, governo, universidades e mídia.
Série de Diálogos - Tecnologia na Educação: Luciano Meira
Quais as tendências, desafios e oportunidades de uso das tecnologias na educação? Quem responde à questão é o professor da Universidade Federal de Pernambuco e colaborador da OJE (Olimpíada de Jogos Digitais e Educação). A apresentação aconteceu na terceira edição da Série de Diálogos O Futuro se Aprende com o tema Tecnologias na Educação, que aconteceu no dia 10 de setembro de 2012, em São Paulo-SP. Promovido por Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica, o encontro reuniu representantes de fundações, institutos, empresas, organizações sociais, governo, universidades e mídia.
Série de Diálogos - Tecnologia na Educação: Testes Adaptativos
Testes adaptativos têm ganhado espaço em avaliações na área de educação. O professor da Universidade Federal do Pará, Heliton Tavares, explorou a novidade durante a terceira edição da Série de Diálogos O Futuro se Aprende sobre Tecnologia na Educação. O encontro, que foi promovido por Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica, aconteceu no dia 10 de setembro de 2012, em São Paulo-SP.
Série de Diálogos - Tecnologia na Educação: Ensino Híbrido
A terceira edição da Série de Diálogos O Futuro se Aprende, que aconteceu no dia 10 de setembro de 2012, teve como tema Tecnologia na Educação. O encontro foi promovido por Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica e contou com diversas apresentações, dentre elas a de Thiago Feijão, fundador do QMágico, sobre Ensino Híbrido. Na ocasião, cerca de 60 representantes de diversos setores da sociedade se reuniram para discutir as oportunidades e desafios do uso das tecnologias na educação.
Série de Diálogos - Tecnologia na Educação: Ensino Adaptativo em Redes de Educação
Betina Von Staa, da Desire2Learn apresentou sua experiência com Ensino Adaptativo em Redes de Educação durante a terceira edição da Série de Diálogos O Futuro se Aprende, que aconteceu no dia 10 de setembro de 2012, em São Paulo-SP. Promovido por Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica, o encontro teve o objetivo de discutir oportunidades e desafios do uso das tecnologias na educação.
Série de Diálogos - Tecnologias na Educação: Aulas Digitais
A terceira edição da Série de Diálogos O Futuro se Aprende teve o tema Tecnologias na Educação e aconteceu no dia 10 de setembro de 2012, em São Paulo-SP. Promovido por Inspirare, Porvir e Fundação Telefônica, o encontro reuniu representantes de fundações, institutos, empresas, organizações sociais, governo, universidades e mídia. Um dos painelistas do evento foi Rafael Parente, Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que falou sobre Aulas Digitais.
Pierre Levy - Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente
Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente por Pierre Levy.
Conferência proferida durante o Simpósio Hipertexto 2010 na UFPE em Recife/PE.
Parte 1
Parte2
Parte 3
Parte 4
Conferência proferida durante o Simpósio Hipertexto 2010 na UFPE em Recife/PE.
Parte 1
Parte2
Parte 3
Parte 4
Cibercultura e educação em debate - 29/04/2011
Ministério da Educação
TV Escola
Programa Salto para o Futuro
Série "Cibercultura: o que muda na Educação"
Programa exibido em 29/04/2011
TV Escola
Programa Salto para o Futuro
Série "Cibercultura: o que muda na Educação"
Programa exibido em 29/04/2011
Educação Digital Versão 2.0 (Digital Education 2.0)
Novas tecnologias de informação e comunicação estão alterando a aquisição do conhecimento de toda a sociedade mundial. A Educação, fator estratégico do processo, ganha uma importância ainda maior em um contexto de globalização. A introdução inicial do computador nas escolas não introduziu a necessidade de se repensar no currículo escolar, mas com o advento dos recursos da informática, principalmente dos softwares educativos e da Internet, iniciou-se uma nova forma de construção do conhecimento. A utilização dos novos instrumentos requisitou a transformação do processo de ensino-aprendizagem, e consequentemente, uma nova visão da relação do professor e aluno. O despreparo da escola, seja pública ou privada, se dá pela falta da interdisciplinaridade didática dos conteúdos ensinados e principalmente, a ausência do conhecimento do professor ao uso e domínio das próprias tecnologias. Trata-se portanto de utilizar a tecnologia para formar professores e suscitá-los a acessar, arquivar e processar dados inerentes a sua área de especialidade para o compartilhamento de seus conhecimentos com o de outras áreas.
Mais informações: www.jhonyyamada.comO que é Letramento Digital?
Esse conteúdo pode ser visto em:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=744
Nota do educarede:
A partir de 31 de maio de 2013, você vai notar mudanças no EducaRede. Parte do conteúdo será desativado (Biblioteca, Educalinks, RevistaEducaRede e Turbine sua Aula) e as ferramentas interativas sairão do ar.
O que é Letramento Digital?
Observem que a terceira definição vem acrescentar um novo ponto de vista às anteriores: se as primeiras se referem à representação gráfica dos sinais da escrita, a última inclui a idéia de competência de uso da escrita.
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=744
Nota do educarede:
A partir de 31 de maio de 2013, você vai notar mudanças no EducaRede. Parte do conteúdo será desativado (Biblioteca, Educalinks, RevistaEducaRede e Turbine sua Aula) e as ferramentas interativas sairão do ar.
O que é Letramento Digital?
Clique na imagem para assistir ao trecho sobre Letramento Digital da vídeo-aula "EducaRede Internet na Escola" |
A palavra “letramento” vem se incorporando ao vocabulário da área da Pedagogia para conceituar um processo que vai além da decodificação do sistema alfabético da escrita e incorpora a compreensão dos usos sociais da escrita. Letramento digital, portanto, significa não apenas saber como utilizar as tecnologias digitais, mas entrar em contato com ele de maneira significativa, entendendo seus usos e possibilidades em nossa vida social.
A palavra “letramento”, embora não seja nova, tem aparecido com freqüência nas falas pedagógicas. Será um simples “modismo”?
O Dicionário Houaiss nos apresenta as seguintes definições de letramento: “1)ant. representação da linguagem falada por meio de sinais; escrita 2) PED m.q. ALFABETIZAÇÃO (processo) 3) (déc.1980) PED conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito”.
Observem que a terceira definição vem acrescentar um novo ponto de vista às anteriores: se as primeiras se referem à representação gráfica dos sinais da escrita, a última inclui a idéia de competência de uso da escrita.
Como vemos, letramento não vem substituir alfabetização. Por outro lado, a capacidade de decodificar as letras e suas combinações não garante que o indivíduo seja capaz de utilizar a leitura e a escrita nas suas situações sociais.
Ilustração: Didiu Branco |
Vamos ver mais de perto a definição de Magda Soares:“(letramento é) o estado ou condição de quem exerce as práticas sociais de leitura e de escrita, de quem participa de eventos em que a escrita é parte integrante da interação entre pessoas”. Para atingir esse estado ou condição é necessário dominar o código escrito e, ao fazer uso dele, ser capaz de participar das situações sociais que exigem o uso da leitura e da escrita, a partir de suas necessidades pessoais ou da sociedade em que vive. Isto significa um amplo leque de situações do cotidiano das pessoas, que podem ser: escrever uma lista de compras; orientar-se na cidade com ajuda de um mapa; entender a posologia na bula do remédio; escrever um poema; ler o horóscopo ou o resumo da novela; buscar informações sobre a situação econômica; ler artigos científicos ou mandar uma carta para um amigo.
O conceito de letramento, ao ser incorporado à tecnologia digital, significa que, para além do domínio de “como” se utiliza essa tecnologia, é necessário se apropriar do “para quê” utilizar essa tecnologia.
Trocando em miúdos: fazer um curso sobre um software de edição de texto, de imagem, ou planilha eletrônica nos ensina a dominar os códigos dessa linguagem, ou seja, a nos “alfabetizar” nela. Mas apenas se incorporarmos essas habilidades ao nosso cotidiano é que passarão realmente a fazer sentido e já fazemos uso delas quando utilizamos o cartão do banco, por exemplo.
No espaço escolar, contribuir para o letramento digital significa apresentar oportunidades para que toda a comunidade possa utilizar as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumentos de leitura e escrita que estejam relacionadas às práticas educativas e com as práticas e contextos sociais desses grupos.
Nesse sentido, o Programa EducaRede, focando a utilização da Internet como espaço de aprendizagem significativa, desenvolve suas ações embasado no conceito de letramento digital, focando três grandes eixos complementares, ou grandes aprendizagens, que são: pesquisar na Internet, publicar na Internet e comunicar-se digitalmente. No Portal EducaRede, por exemplo, os conteúdos, ferramentas, propostas e ambientes tornam possível que os participantes exercitem características fundamentais no processo educativo: a curiosidade da Pesquisa, a autoria da Publicação e a troca da Comunicação.
Mário Sérgio Cortella - A Mídia Como Corpo Docente
A mídia como corpo docente - A capacidade de formação e ensino que a mídia exerce.
Palestra de Mário Sergio Cortella no Fórum Internacional Criança e Consumo (2011). http://www.forumcec.org.br
Palestra de Mário Sergio Cortella no Fórum Internacional Criança e Consumo (2011). http://www.forumcec.org.br
Tecnologia na educação - Uso de computador nas escolas provoca divergência
Algumas escolas estão abandonando livros e cadernos para usar computadores nas aulas. Mas especialistas discutem se a linguagem usada na internet pode dificultar a compreensão das regras de português.
Educação e tecnologia - Planeta
O Planeta estreia uma série de programas sobre as mudanças provocadas pela tecnologia no processo de educação.
Parte 1
Parte 2
Parte 1
Parte 2
Tecnologia muda conceito de escola. - Colégio Motivo
Matéria Exibida no Jornal da Clube, sobre a tecnologia no auxílio do ensino.
Rubem Alves - O papel do professor
Rubem Alves acredita que o papel do professor é ensinar o aluno a pensar provocando a curiosidade da criança ou adolescente.
Educação musical em debate: o uso da tecnologia
O fundador da Daccord, Giordano Cabral, concedeu uma entrevista à Rádio CBN falando um pouco sobre educação musical com tecnologia, musicalização infantil e o que a Daccord tem feito para se adaptar à nova realidade no ensino de música.
O uso da tecnologia na educação é bom ou ruim?
As novas tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço nas salas de aula e essa modernização da educação não poder mais ser ignorada por professores, pais e alunos. Afinal, em uma época em que os alunos deixam de ser meros espectadores e passam também a ser colaboradores e contestadores das informações, é necessário repensar a forma de educar, inserindo as novas tecnologias na educação, sem esquecer o lado humano de cada um. É o que defendem Fabiano Ormaneze e Cecília Pavani, coordenadores do projeto Correio Escola Multimídia de Campinas, neste vídeo produzido pelo Mais Ligados. Para eles, não adianta as escolas usarem todo tipo de aparato tecnológico, como os tablets e a lousa digital, se seus professores não estiverem preparados para lidar com essa nova forma de transmitir conhecimento. Da mesma forma, não é possível ignorar o uso da internet tanto em sala de aula, quanto pelos alunos para estudo e realização de trabalhos. É preciso discutir os limites desse uso e as melhores formas de aproveitamento de todo o conteúdo disponível na rede. Confira! Para maiores informações sobre o Projeto Correio Escola Multimídia, acesse: http://www.correioescola.com.br.
quarta-feira, 27 de março de 2013
Tecnologia e o fim do mundo
Tecnologia do Futuro - Multiplicação da ciência no fim dos tempos - Advento da NANOTECNOLOGIA
Fonte original da Nova Ordem Mundial com texto sobre o assunto.
http://www.youtube.com/watch?v=W55tFCfs6C4
O texto encontra-se abaixo:
A Nova Ordem Mundial avança sorrateiramente sem despertar atenção. Muito daquilo que se pensava que não aconteceria em nossa época hoje já existe e acontece: o Aquecimento Global é um exemplo disso. Todo o mundo já está vendo suas consequências hoje, e não as gerações futuras. A tecnologia se multiplica à velocidade da luz!
- As profecias sobre o tempo do fim, aparecem se cumprindo com maior intensidade... "muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará."
Sabemos perfeitamente que até o século dezenove a humanidade não conhecia a energia elétrica, os motores a explosão ou qualquer outro meio de comunicação além da escrita e da fala. Haviam apenas lamparinas e carroças. Tudo ainda engatinhava. Mas, de repente, a ciência começou a se multiplicar e, como havia sido profetizado, a ciência se multiplicou de forma estrondosa no século 20, em todas as áreas do conhecimento humano.
MAS TUDO ISSO AINDA É POUCO PERTO DO QUE ESTAR POR VIR...
Os poderes religiosos, políticos e comerciais se unirão, e, juntos, formarão o governo mundial e, sobre eles reinará o homem que enganará a humanidade, prometendo-lhe tempos de paz e um mundo melhor.
O mundo está sendo preparado para o governo do anticristo: Igreja, estai em Alerta!
São mais de vinte séculos nos quais a Palavra de Deus e a Igreja do Senhor Jesus Cristo alertam o mundo para que leiam, creiam e respeitem as Escrituras Sagradas.
Ei, igreja de Cristo, vamos se preparar, VAMOS VOLTAR A SERMOS SANTOS...
Seminário Internacional de Teologia ABECAD cantora aline DT barros apaixonado bem mais que tudo sonda me usa me DVD show Deus te promessas Para sempre te adorarei Casa de Deus SANTIDADE Vento do Espirito Diante da Cruz Derrama Diante da cruz Som de Adoradores diante do trono preciso de ti ministerio manancial Esperanca Isaias 53 Meu Filho nao temas Rei dos Reis Onde Eu tocar seja o centro por amor de ti oh brasil ana paula valadão andre marcio ainda esxiste uma cruz crianças infantil milagres não posso pagar alegria pais da adoração louvor gospel musica evangelica amado meu classicos ludmila ferber numca pare de lutar os sonhos de Deus cd cassiane 25 anos de muito louvor reconpensa onde jesus mora com cristo é vencer Elaine de Jesus e Lariete dia de elias Vou seguir hino da vitória minha benção bruna karla carla fenomeno digno é o Senhor casamento ao vivo fernanda brum apenas um toque espirito santo canção para uma amiga amar voce Dá-me Filhos ele escolheu os cravos profetizando nas naçoes pastor igreja evangelio pr silas malafaia marco feliciano sopra vento musical clip o dia da provação pregações pregação satanás diabo cursos teologia bacharel vencendo batalhas doutor em dividades 2002 2007 2008 o sonho de josé canal livre ceu ou inferno benny hinn brasil manaus gideões congresso missão gilmar santos alencar renascer pirase kleber lucas quatro por um fernandinho Hillsong United trazendo a arca marca da promessa a paixão de cristo Eyshila Até tocar o céu terremoto Tira-me do vale toque no altar restitui olha pra mim lembra senhor david quinlan abro mão marcelo aguiar bispa sonia hernandes Pastor Doutor Omar Convenção Batista, Presbiteriana quadrangular pastor batista Assembléia CGIADB faculdade Formação Dayane Nakata irmão Gratidão Em Tua Presença Homem paz no vale paito juan biper bilbia aos olhos do pai Deus cuida de mim poderoso ja estou crucificado Tua Fidelidade geração de samuel avivamento creu dança conguistando o impossivel fé marcha pra jesus mattos nascimento melodia do amor pamela contar as estrelas Comunhão nivea Soares menina pastora funk Caio Fabio Posso Clamar Jeová Raá VOICES TRANSFORMADO Pensando em Voce GMUH 2007 Testemunho Oração O Dia da Provação Lucas Lima o cego de Jericó Christian Hold On To God's Love Christian voz da verdade escudo daniel e samuel voce é especial presbiteriana dia de sol gerson rufino alem da medicina anderson barony ele saudades de tereza SOLTA O CABO DA nau Chris Durán
Fonte original da Nova Ordem Mundial com texto sobre o assunto.
http://www.youtube.com/watch?v=W55tFCfs6C4
O texto encontra-se abaixo:
A Nova Ordem Mundial avança sorrateiramente sem despertar atenção. Muito daquilo que se pensava que não aconteceria em nossa época hoje já existe e acontece: o Aquecimento Global é um exemplo disso. Todo o mundo já está vendo suas consequências hoje, e não as gerações futuras. A tecnologia se multiplica à velocidade da luz!
- As profecias sobre o tempo do fim, aparecem se cumprindo com maior intensidade... "muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará."
Sabemos perfeitamente que até o século dezenove a humanidade não conhecia a energia elétrica, os motores a explosão ou qualquer outro meio de comunicação além da escrita e da fala. Haviam apenas lamparinas e carroças. Tudo ainda engatinhava. Mas, de repente, a ciência começou a se multiplicar e, como havia sido profetizado, a ciência se multiplicou de forma estrondosa no século 20, em todas as áreas do conhecimento humano.
MAS TUDO ISSO AINDA É POUCO PERTO DO QUE ESTAR POR VIR...
Os poderes religiosos, políticos e comerciais se unirão, e, juntos, formarão o governo mundial e, sobre eles reinará o homem que enganará a humanidade, prometendo-lhe tempos de paz e um mundo melhor.
O mundo está sendo preparado para o governo do anticristo: Igreja, estai em Alerta!
São mais de vinte séculos nos quais a Palavra de Deus e a Igreja do Senhor Jesus Cristo alertam o mundo para que leiam, creiam e respeitem as Escrituras Sagradas.
Ei, igreja de Cristo, vamos se preparar, VAMOS VOLTAR A SERMOS SANTOS...
Seminário Internacional de Teologia ABECAD cantora aline DT barros apaixonado bem mais que tudo sonda me usa me DVD show Deus te promessas Para sempre te adorarei Casa de Deus SANTIDADE Vento do Espirito Diante da Cruz Derrama Diante da cruz Som de Adoradores diante do trono preciso de ti ministerio manancial Esperanca Isaias 53 Meu Filho nao temas Rei dos Reis Onde Eu tocar seja o centro por amor de ti oh brasil ana paula valadão andre marcio ainda esxiste uma cruz crianças infantil milagres não posso pagar alegria pais da adoração louvor gospel musica evangelica amado meu classicos ludmila ferber numca pare de lutar os sonhos de Deus cd cassiane 25 anos de muito louvor reconpensa onde jesus mora com cristo é vencer Elaine de Jesus e Lariete dia de elias Vou seguir hino da vitória minha benção bruna karla carla fenomeno digno é o Senhor casamento ao vivo fernanda brum apenas um toque espirito santo canção para uma amiga amar voce Dá-me Filhos ele escolheu os cravos profetizando nas naçoes pastor igreja evangelio pr silas malafaia marco feliciano sopra vento musical clip o dia da provação pregações pregação satanás diabo cursos teologia bacharel vencendo batalhas doutor em dividades 2002 2007 2008 o sonho de josé canal livre ceu ou inferno benny hinn brasil manaus gideões congresso missão gilmar santos alencar renascer pirase kleber lucas quatro por um fernandinho Hillsong United trazendo a arca marca da promessa a paixão de cristo Eyshila Até tocar o céu terremoto Tira-me do vale toque no altar restitui olha pra mim lembra senhor david quinlan abro mão marcelo aguiar bispa sonia hernandes Pastor Doutor Omar Convenção Batista, Presbiteriana quadrangular pastor batista Assembléia CGIADB faculdade Formação Dayane Nakata irmão Gratidão Em Tua Presença Homem paz no vale paito juan biper bilbia aos olhos do pai Deus cuida de mim poderoso ja estou crucificado Tua Fidelidade geração de samuel avivamento creu dança conguistando o impossivel fé marcha pra jesus mattos nascimento melodia do amor pamela contar as estrelas Comunhão nivea Soares menina pastora funk Caio Fabio Posso Clamar Jeová Raá VOICES TRANSFORMADO Pensando em Voce GMUH 2007 Testemunho Oração O Dia da Provação Lucas Lima o cego de Jericó Christian Hold On To God's Love Christian voz da verdade escudo daniel e samuel voce é especial presbiteriana dia de sol gerson rufino alem da medicina anderson barony ele saudades de tereza SOLTA O CABO DA nau Chris Durán
Tecnologia e o Futuro
Veja como as tecnologias do futuro irão ajudar as pessoas a fazer melhor uso do tempo, focar a atenção e fortalecer seus relacionamentos enquanto concluem seus afazeres, seja no trabalho, em casa ou enquanto se locomovem.
terça-feira, 26 de março de 2013
Mudando Paradigmas na Educação (Dublado) - RSA Animate
Animação adaptada de uma palestra dada na RSA por Sir Ken Robinson, especialista em educação e criatividade mundialmente reconhecido. Dublagem em português: Blog Brasil Acadêmico.
RSA animate - Mudando paradigmas na Educação Dublado
Esta animação foi adaptada de uma palestra dada na RSA por Sir Ken Robinson,
um especialista em educação e criatividade de renome mundial
e ganhador do Prêmio Benjamin Franklin da RSA
Você está pronto para utilizar a tecnologia na Educação?
Os computadores e ferramentas como a internet estão cada vez mais presentes nos processos de ensino e de aprendizagem. O teste a seguir, elaborado pela Revista Nova Escola, ajuda você a avaliar se já está integrado a esta onda de novidades.
Clique no ícone abaixo para acessar a página e fazer o teste.
Jovens vietnamitas poderiam passar em uma entrevista da Google
Foto: www.tecmundo.com.br
O Brasil avança na educação a passos curtos, porém o Vietnã, país praticamente destruído pela guerra nos anos 1950-1970, já consegue impressionar engenheiros da Google com seus estudantes do 11° ano. As crianças de lá usam todas o Windows XP e começam a aprender sobre informática e programação a partir dos antigos disquetes. Mesmo assim, muitos dos que cursam o 11° ano escolar por lá são brilhantes em programação.
Crianças do Brasil, dos EUA e de vários outros locais não conseguem receber a mesma formação que os moradores de um país com menor expressão econômica e social recebem.
A cada ano na escola, um novo nível de dificuldade é agregado, o que está fazendo do país um verdadeiro celeiro de pessoas bem preparadas para o mundo digital.
Para ler a matéria inteira (original) acesse: Matéria -www.tecmundo.com.br
Série "Educação Digital 2012" do programa "Olhar Digital"
Reportagens retratam o cenário atual do mercado de tecnologia no Brasil
Veja a primeira parte da série 'Educação Digital 2012
Clique na imagem acima para acessar o 1º capítulo
Veja a segunda parte da série 'Educação Digital 2012
Clique na imagem acima para acessar o 2º capítulo
Veja a 3ª parte da série 'Educação Digital 2012
Temor de que a evolução tecnológica prejudicaria o mercado de trabalho é, até agora, infundado
Clique na imagem acima para acessar o 3º capítulo
Confira a parte final da série 'Educação Digital 2012'
A dica dos especialistas é não parar nunca de estudar para se manter 'quente' no mercado tech
Clique na imagem acima para acessar a parte final da série
Internet: amiga ou inimiga da educação?
Internet: amiga ou inimiga da educação?
Confira artigo de Eduardo Shinyashiki, consultor, palestrante e diretor da Sociedade Cre Ser
* Eduardo Shinyashiki
A internet, muitas vezes, é vista como inimiga da educação. Retratada como um ambiente descontrolado onde sobra material pornográfico, inutilidades várias e artigos de cultura inútil. Mas alguns profissionais, atualizados com as evoluções no mundo da comunicação e da web, enxergam esse mundo possível com outro olhar: nessa terra sem lei, sobram oportunidades, mesmo que anárquicas, de conhecimento, ferramentas usáveis na sala de aula e fora dela, úteis na hora de manter o aprendizado dos alunos em momentos de diversão e descontração.
A Wikipédia é um dos exemplos mais claros de como o digital pode favorecer o conhecimento e o desenvolvimento intelectual. Com 7,5 milhões de artigos, o site colaborativo pode ser alterado por qualquer um e se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O site possui vários portais de conteúdo educativo com materiais de Arte, História, Matemática e Filosofia.
Mas é importante deixar claro que a internet só é fonte de conhecimento quando o usuário procura por esse conhecimento. Caso contrário, a criança ou o jovem desviarão de todo e qualquer conteúdo interessante e atingirão materiais que não agregarão a sua formação.
É nesse momento que o educador entra em cena. Mostrando caminhos, abrindo trilhas pelas teias de informação e mostrando o alvo certo ao aluno. A escola deve ultrapassar as cadeiras tradicionais e invadir o espaço eletrônico, ensinando o aluno a utilizar com consciência o mundo de possibilidades que é a internet. Não podemos esperar que uma criança de nove anos prefira o site da TV Escola aos jogos do Cartoon Network, é função de pais e educadores mostrar que sites educativos podem ser interessantes e divertidos.
Quanto aos adolescentes, muito do que eles sabem sobre a internet foi aprendido de forma autodidata, e muito desse aprendizado não foca na qualidade, mas na facilidade. Um exemplo claro é o número de trabalhos feitos na base do “copia e cola”. Esse mau hábito pede por reeducação, conscientização dos jovens, no sentido de que o aprendizado acontece superficialmente com um método no qual uma pesquisa acontece apenas com o clique do mouse, e não com o bater do teclado e o giro do pensamento.
Cabe a pais e educadores, a partir das informações aqui contidas e em outros inúmeros artigos sobre internet e aprendizado, decidirem como usar essa poderosa ferramenta, a favor ou contra, amiga ou inimiga da educação e do desenvolvimento intelectual de seus filhos e alunos.
Eduardo Shinyashiki é consultor, palestrante e diretor da Sociedade Cre Ser. Autor do livro Viva Como Você quer Viver, da Editora Gente. Para mais informações, acesse www.edushin.com.br.
Matéria do site www.olhardigital.com.br.
Para acessar a matéria original acesse o link abaixo:
Confira artigo de Eduardo Shinyashiki, consultor, palestrante e diretor da Sociedade Cre Ser
* Eduardo Shinyashiki
A internet, muitas vezes, é vista como inimiga da educação. Retratada como um ambiente descontrolado onde sobra material pornográfico, inutilidades várias e artigos de cultura inútil. Mas alguns profissionais, atualizados com as evoluções no mundo da comunicação e da web, enxergam esse mundo possível com outro olhar: nessa terra sem lei, sobram oportunidades, mesmo que anárquicas, de conhecimento, ferramentas usáveis na sala de aula e fora dela, úteis na hora de manter o aprendizado dos alunos em momentos de diversão e descontração.
A Wikipédia é um dos exemplos mais claros de como o digital pode favorecer o conhecimento e o desenvolvimento intelectual. Com 7,5 milhões de artigos, o site colaborativo pode ser alterado por qualquer um e se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O site possui vários portais de conteúdo educativo com materiais de Arte, História, Matemática e Filosofia.
Mas é importante deixar claro que a internet só é fonte de conhecimento quando o usuário procura por esse conhecimento. Caso contrário, a criança ou o jovem desviarão de todo e qualquer conteúdo interessante e atingirão materiais que não agregarão a sua formação.
É nesse momento que o educador entra em cena. Mostrando caminhos, abrindo trilhas pelas teias de informação e mostrando o alvo certo ao aluno. A escola deve ultrapassar as cadeiras tradicionais e invadir o espaço eletrônico, ensinando o aluno a utilizar com consciência o mundo de possibilidades que é a internet. Não podemos esperar que uma criança de nove anos prefira o site da TV Escola aos jogos do Cartoon Network, é função de pais e educadores mostrar que sites educativos podem ser interessantes e divertidos.
Quanto aos adolescentes, muito do que eles sabem sobre a internet foi aprendido de forma autodidata, e muito desse aprendizado não foca na qualidade, mas na facilidade. Um exemplo claro é o número de trabalhos feitos na base do “copia e cola”. Esse mau hábito pede por reeducação, conscientização dos jovens, no sentido de que o aprendizado acontece superficialmente com um método no qual uma pesquisa acontece apenas com o clique do mouse, e não com o bater do teclado e o giro do pensamento.
Cabe a pais e educadores, a partir das informações aqui contidas e em outros inúmeros artigos sobre internet e aprendizado, decidirem como usar essa poderosa ferramenta, a favor ou contra, amiga ou inimiga da educação e do desenvolvimento intelectual de seus filhos e alunos.
Eduardo Shinyashiki é consultor, palestrante e diretor da Sociedade Cre Ser. Autor do livro Viva Como Você quer Viver, da Editora Gente. Para mais informações, acesse www.edushin.com.br.
Matéria do site www.olhardigital.com.br.
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/internet-amiga-ou-inimiga-da-educacao
Games invadem as salas de aula
Tecnologia na Educação
Record News - Nblogs - Tecnologia na Educação - 04/08/11
O programa Nblogs da Record News,
entrevista o educador e palestrante do Educador Futuro, Marcos Telles.
O tema do programa é sobre as novas tecnologias.
Tecnologia na Educação
O uso das Novas Tecnologias na Educação
Publicado em 2002 - Revista FACOM, São Paulo: FAAP, núm:10, 1o sem/2002.
Psicologia da Educação
Como o texto tinha um defesa construtivista o ensino tentei dar à diagramação algumas características construtivistas, rígidas e retas, adaptadas para uma confortável leitura.
TECNOLOGIA E O ENSINO; TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Este trabalho é sobre as Novas Tecnologias Atuais, o foco do estudo é sobre como essas tecnologias atuais podem ser utilizadas em sala de aula. Aliás, no ensino em geral, o aprendizado tendo como suporte essas tecnologias novas.
Tecnologia da Informação e Comunicação
Este material fala acerca de tecnologias da informação e comunicação.
Segurança em redes sociais
Confira neste material dicas práticas de como configurar com segurança o Orkut, o Twitter e o Facebook. Esta cartilha traz informações de forma didática, tendo sido desenvolvida pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), pelo Ministério da Educação e pelo Ministério de Ciência e Tecnologia para o Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), em 2009. Aproveite!
Cursos Online Grátis
Com certificação reconhecida:
http://www.cidadaopg.sp.gov.br/cursonline/
Obs: É necessário fazer cadastro.
Cursos disponíveis:
Informática
Educação Especial
www.ev.org.br
Obs: É necessário fazer cadastro.
Cursos disponíveis:
Curso de Linux (Desktop)
Curso online (sem certificação válida) da resvista Info (Editora Abril)
Clique aqui para acessar
OUTROS CURSOS ONLINE DA REVISTA INFO
(Também sem certificação)
Diversos (Dicas, Cursos, Filmes e muito mais)
Cursos grátis (com certificação):
Clique aqui para ver os cursos disponíveis
ou acesse a página diretamente nas imagens acima.
Curso de Linux (Desktop)
Curso online (sem certificação válida) da resvista Info (Editora Abril)
Clique aqui para acessar
OUTROS CURSOS ONLINE DA REVISTA INFO
(Também sem certificação)
Estudos/Avaliações
Aqui estão disponíveis estudos/avaliações para as disciplinas de Licenciatura em Informática - 1º sem/2013. As(os) mesmas(mos) são realizadas(dos) por mim para fins de estudos para as aprovas presenciais.
Para reportar erros, sugestões ou contato por favor, faça-o através do formulário de contatos:
Quiz 1 - Introdução à Informática - Unidade 1 - Funcionamento Básico do Computador
Quiz 2 - Introdução a aplicativos
Quiz 3 - Filosofia da Educação
Quiz 4 - Metodologia Científica
Portifólio
Página para Curso: 193 - Informática (licenciatura)
Componente Curricular: 2013/1 - 11007 Introdução à Informática - Ead193t1
Atividade: Criação de Página “Portfólio” – deve conter fotos de momentos marcantes em sua vida.
Componente Curricular: 2013/1 - 11007 Introdução à Informática - Ead193t1
Atividade: Criação de Página “Portfólio” – deve conter fotos de momentos marcantes em sua vida.
Site onde disponibilizo atividades que acho pertinentes
a serem usadas nos laboratórios de informática
Meu primeiro carro e minha filhota de modelo
O tempo passa, a filhota cresceu... pena que é do Grêmio...
Família fazendo pose pra foto
Atividade no Marista na função de Educador Social
Atividade no Marista na função de Educador Social
Em breve outras fotos... assim que vasculhar os cds guardados...
Meu Futuro
Página para Curso: 193 - Informática (licenciatura)
Componente Curricular: 2013/1 - 11007 Introdução à Informática - Ead193t1
Atividade: Página “Meu Futuro” – descrição do que pensa realizar mais adiante com o curso
A informática hoje faz parte do cotidiano das pessoas, independente de sua posição social, profissão e escolaridade. Estejam as pessoas onde estiverem, no campo ou na cidade, hoje tem contato com a informática, de forma direta ou mesmo indireta. Nas próximas décadas, a sociedade terá que, mesmo por necessidade, tomar conhecimento da utilização da informática nos mais diversos setores, seja em casa, no trabalho, no lazer, etc. Essa demanda (futura e atual), faz-me buscar conhecimentos mais específicos, no conhecimento das novas tecnologias e nas metodologias de ensino para assim oportunizar as pessoas, meus futuros (e atuais) alunos, formas modernas, dinâmicas e objetivas de aprendizagem. A informática já está a mais de uma década nas escolas estaduais (aqui em Santa Catarina, mais especificamente no município de Chapecó), e faz-se necessário pesquisar novas formas de ensinar/aprender com a utilização dos recursos da informática e as novas tecnologias. Tenho a certeza que, no curso de Licenciatura em Informática, encontrei conhecimentos que me possibilitará enfrentar os desafios existentes na educação e desenvolver ferramentas que venham a facilitar a utilização da informática na educação bem como o ensino/aprendizagem de professores e alunos. |
Meus Ideais
Página para Curso: 193 - Informática (licenciatura)
Componente Curricular: 2013/1 - 11007 Introdução à Informática - Ead193t1
Atividade: Página “Meus Ideais” – descrição do que pensa da sociedade, da vida e objetivos pessoais
Componente Curricular: 2013/1 - 11007 Introdução à Informática - Ead193t1
Atividade: Página “Meus Ideais” – descrição do que pensa da sociedade, da vida e objetivos pessoais
Sociedade:
Segundo o site wikipedia, sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos,preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Esse compartilhamento de ideias, preocupações, costumes é que nos faz evoluir, ir em busca de novos conhecimentos, desenvolver novas ferramentas e métodos, buscar soluções aos problemas existentes na busca constante de uma melhor qualidade de vida.
Nesta sociedade que me sinto incluído, numa sociedade que está constantemente se desafiando, buscando soluções, enfrentando desafios, desafiando limites na busca de um mundo melhor para nós e nossos filhos.
Vida: Cada um de nós tem a vida conforme seu próprio ponto de vista. Minha vida é ao mesmo tempo meu campo e meu império, sei que posso ter um império, mas antes preciso ter um campo... dependendo do dia meu campo se transforma em império, mas tem dias que meu império se transforma em terra árida, em campo improdutivo... não seria isso bipolaridade?? Mas a vida é... é ter uma casa... tenho! Ter e amar uma família... tenho! Acreditar em um ser superior... Acredito em Deus! E viver de forma simples.... sou pobre! É acreditar no futuro.... estou iniciando um novo curso. Parafraseando o título de um filme... "a vida é bela" e merece ser vivida, afinal somos nós que a deixamos bela (ou não?!). Objetivos pessoais: Tenho duas formas de objetivos, os a curto e os a longo prazo... ... a curto prazo seria acertar na mega-sena ... mas não tá fácil (ehehhe). Os objetivos de minha vida são simples, mas para mim possuem uma grande importância, dentre eles posso destacar a conclusão do curso de Licenciatura de Informática, reformular a página de internet, construir uma casa, terminar de pagar meu primeiro carrinho zero (só faltam 6 parcelas... viva!!!) e viajar, conhecer mais desse lindo Brasil. |
Memorial
Página para o Curso: 193 - Informática (licenciatura)
Componente Curricular: 2013/1 - 11007 Introdução à Informática - Ead193t1
Atividade: Página “Memorial” – descrição do seu histórico (vivência no trabalho, família; o que gosta, seu curso)
Componente Curricular: 2013/1 - 11007 Introdução à Informática - Ead193t1
Atividade: Página “Memorial” – descrição do seu histórico (vivência no trabalho, família; o que gosta, seu curso)
Vivência: Minha vivência começou a 46 anos atrás, no interior da cidade de Erval Grande/RS, onde entre altos e baixos, me trouxe até Chapecó/SC e vamos ver aonde irá me levar... Já trabalhei de cobrador de ônibus, servi o Exército Brasileiro (6 anos), trabalhei no comércio exterior (para os íntimos - muambeiro do Paraguay), e desde 2000 venho atuando como professor, mais especificamente em laboratórios de informática. Hoje desempenho a função de orientador de curso (pacote Office e outros) no SENAC e mantenho a minha página na internet (www.atividadeseducativas.com.br) Família: Sou o primeiro de seis filhos, casado e tenho uma filha de 15 anos. Hobby: Gosto de assistir filmes, ler e viajar e lógico, usar o computador. Diversos: Atualmente não estou atuando em escolas, porém continuo atuando indiretamente uma vez que pesquiso, desenvolvo e disponibilizo atividades educativas para utilização nos laboratórios de informática através do site www.atividadeseducativas.com.br. Durante o período em que nos laboratórios de informática das escolas (mais de 4 anos), observei que os recursos tecnológicos contemporâneos mais utilizados são a TV/DVD, o rádio e os recursos do laboratório do laboratório de informatica. A utilização de recursos tecnológicos oportuniza um dinamismo as aulas, quando o educador planeja, organiza e seleciona com critério os conteúdos a serem trabalhados. Os alunos ficam entusiasmados, independente do recurso utilizado, não pelo fato de possuir ou não em casa, mas pelo facínio que possuem por estes recursos. A maioria dos alunos, independente da classe social onde está inserido, possuem contato a maioria dos recursos tecnológicos contemporâneos, seja no campo ou na cidade. O professor deve buscar alterantivas interessantes na utilização destes recursos, não utilizando-os como forma do tradicional "tapa-burraco". Alternativas essas que devem serem aplicadas a aula como um todo, independente de utilizar ou não tecnologias contemporâneas. |
'Internet 2 permite trocar dados e informações em altíssima velocidade', diz especialista
A internet 2 é a nova rede que integra as universidades americanas, com velocidade 50 vezes maior que a normal. Segundo o especialista Stephen Wolff, no futuro a internet poderá ser usada para mudar o ambiente da sua sala ou para fazer o carro andar.
Tecnologia na sala de aula é estratégia para ensinar geração conectada
São projetores, telas de cinema, videogames e até óculos para ver em 3D. Os equipamentos foram desenvolvidos para atrair a atenção dos estudantes e facilitar o aprendizado. Em breve, algumas dessas novidades estarão nas escolas.
Vigotsky e o Aprender a Aprender
Livro de Newton Duarte com o tema "Vigotsky e o Aprender a Aprender".
Tecnologia na educação - Escolas têm desafio de educar crianças já inseridas na era digital
3ª reportagem do jornal "Bom Dia Brasil" exibido pela Rede Globo.
Escolas investem em tecnologia para melhorar o aprendizado dentro de sala
Escolas públicas de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, trocaram a lousa de giz, pela digital. A ideia é a inclusão digital e o desenvolvimento da tecnologia.
Conheça a evolução dos computadores
O computador pessoal nasceu no final da década de 70. Hoje o mundo está rodeado de tablets e smartphones. As novas tendências tecnológicas estão transformando as pessoas em dependentes da internet.
Desafio de escolas é transformar computadores em aliados da educação
Brasil ainda caminha lentamente no processo de modernização das escolas e do ensino.
Games viram aliados do conhecimento em escolas de PE e RJ
Reportagem do Bom Dia Pernambuco e do Jornal Hoje sobre a Olimpíada de Jogos Eletrônicos
Lápis perde espaço para o teclado
No estado de Indiana, nos Estados Unidos, não será mais obrigatório ensinar a escrever com letra cursiva. No Brasil, o tema ainda causa polêmica, mas o professor ressalta a importância desta escrita no controle motor das crianças.
Blibiotecas virtuais ajudam a promover o hábito da leitura
Quinze milhões de alunos estudam em escolas sem biblioteca. Esse número significa que de cada dez estudantes, quatro não podem consultar livros ou enciclopédias.
Especialistas ensinam como evitar que computador seja usado por hackers
Deixe a máquina desligada e desconectada da internet quando não estiver usando. Use ferramentas de segurança, crie senhas complicadas e tome cuidado com lanhouses e sites de baixar filmes de graça.
Tecnologia na sala de aula
Os professoras de uma escola em Ribeirão Preto já mudaram e deixaram a tecnologia invadir a escola.
Nação Digital
Trecho de documentário que mostra escolas que optaram por uma educação multimídia e analisa as consequências da revolução digital.
Como jogos violentos podem mexer com a cabeça das crianças e jovens
Marcos Meier fala das pesquisas sobre o assunto e o que pode haver de positivo nesses 'games'.
Pais falam da dificuldade de tirar os filhos da frente do computador
O uso intenso do computador deve ser acompanhado pelos pais.
Feira mostra tecnologia de ponta na área da educação
A Feira Internacional de Tecnologia Educacional, em São Paulo, tem novidades variadas. As mais importantes empresas de tecnologia do mundo têm estandes na exposição. As lousas digitais e a mesa alfabeto são algumas das novidades.
De computadores reaproveitados, nasce a inclusão digital
Centro situado em Recife reaproveita carcaças de computadores e de outros equipamentos eletrônicos e contribui para a inclusão digital de jovens
A importância das novas tecnologias no aprendizado das crianças
A comentarista de educação do Bom Dia Rio, Andrea Ramal, afirma que a internet e as redes sociais são importantes ferramentas que podem ser utilizadas no aprendizado dos estudantes.
Saiba como ajudar seus filhos a usar a internet na dose certa
Especialistas comentam os prós e contras da internet na vida da família e principalmente, no aprendizado das crianças. Assista ao vídeo e saiba mais!
A história da tecnologia contada com relíquias
Peças que vão desde um refrigerador de maderia, passando por um ventilador ultra moderno e até o primeiro computador
Novidades tecnológicas para as salas de aula
Uma feira, em São Paulo, traz diversos equipamentos eletrônicos voltados para a educação. O quadro negro é substituido pela tela touch, os cadernos cedem espaço aos computadores e o professor virtual poderá estar em várias salas ao mesmo tempo. Apesar de tanta tecnologia, uma pesquisa realizada pela Unicampo mostra que 85% dos docentes, da rede pública de São Paulo, não se sentem preparados para usar os novos equipamentos tecnológicos.
Quem quer ser professor?
As opiniões de alunos sobre a carreira de quem ensina
Quem quer ser professor? (parte 1)
Quem quer ser professor? (parte 2)
Quem quer ser professor? (parte 3)
Quem quer ser professor? (parte 1)
Quem quer ser professor? (parte 2)
Quem quer ser professor? (parte 3)
Uso de redes sociais como Twitter e Facebook exige cuidados
Conversa com a especialista em direito digital Dra. Patricia Peck, que
deu dicas sobre cuidados para se comunicar nesse universo de Twitter e
Facebook, e o poeta e ensaísta Francisco Bosco, que se utiliza do
Facebook no trabalho e na vida. Filho e parceiro de João Bosco, ele dá
cursos sobre as redes sociais.
Hoje em dia, ninguém mais imagina viver ou trabalhar sem dar pelo menos uma espiadinha no que vai pela internet, no que chegou na caixa de e-mail, nas tiradas de seus artistas, jogadores e pensadores favoritos no Twitter.
A vontade de estar conectado a tudo o que se discute na rede é enorme e é difícil às vezes controlar a curiosidade, a ansiedade por ver o que está ali. Mas há riscos.
Dra. Patrícia destacou que é preciso aprender a lidar com as mídias digitais, medindo bem as palavras, pois muitas vezes as pessoas não entendem o que queremos dizer quando escrevemos, e acabamos sendo mal interpretados. Ela citou o exemplo de executivos que, durante o fim de semana, falam mal de algum chefe, num desabafo, e lembrou que o excesso de exposição nas redes pode comprometer a segurança da pessoa.
Francisco Bosco reforçou a exigência de uma intimidade característica do Facebook e lembrou que o mau uso da língua portuguesa pode revelar muito sobre uma pessoa e afastar totalmente uma interlocução.
Hoje em dia, ninguém mais imagina viver ou trabalhar sem dar pelo menos uma espiadinha no que vai pela internet, no que chegou na caixa de e-mail, nas tiradas de seus artistas, jogadores e pensadores favoritos no Twitter.
A vontade de estar conectado a tudo o que se discute na rede é enorme e é difícil às vezes controlar a curiosidade, a ansiedade por ver o que está ali. Mas há riscos.
Dra. Patrícia destacou que é preciso aprender a lidar com as mídias digitais, medindo bem as palavras, pois muitas vezes as pessoas não entendem o que queremos dizer quando escrevemos, e acabamos sendo mal interpretados. Ela citou o exemplo de executivos que, durante o fim de semana, falam mal de algum chefe, num desabafo, e lembrou que o excesso de exposição nas redes pode comprometer a segurança da pessoa.
Francisco Bosco reforçou a exigência de uma intimidade característica do Facebook e lembrou que o mau uso da língua portuguesa pode revelar muito sobre uma pessoa e afastar totalmente uma interlocução.
Assinar:
Postagens (Atom)