terça-feira, 26 de março de 2013

Uso de redes sociais como Twitter e Facebook exige cuidados

Conversa com a especialista em direito digital Dra. Patricia Peck, que deu dicas sobre cuidados para se comunicar nesse universo de Twitter e Facebook, e o poeta e ensaísta Francisco Bosco, que se utiliza do Facebook no trabalho e na vida. Filho e parceiro de João Bosco, ele dá cursos sobre as redes sociais.

Hoje em dia, ninguém mais imagina viver ou trabalhar sem dar pelo menos uma espiadinha no que vai pela internet, no que chegou na caixa de e-mail, nas tiradas de seus artistas, jogadores e pensadores favoritos no Twitter.

A vontade de estar conectado a tudo o que se discute na rede é enorme e é difícil às vezes controlar a curiosidade, a ansiedade por ver o que está ali. Mas há riscos.

Dra. Patrícia destacou que é preciso aprender a lidar com as mídias digitais, medindo bem as palavras, pois muitas vezes as pessoas não entendem o que queremos dizer quando escrevemos, e acabamos sendo mal interpretados. Ela citou o exemplo de executivos que, durante o fim de semana, falam mal de algum chefe, num desabafo, e lembrou que o excesso de exposição nas redes pode comprometer a segurança da pessoa.

Francisco Bosco reforçou a exigência de uma intimidade característica do Facebook e lembrou que o mau uso da língua portuguesa pode revelar muito sobre uma pessoa e afastar totalmente uma interlocução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.