quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Meteorologia de A a Z - Leandro Puchalski explica termos meteorológicos

"'Meteorologia de A a Z' traz uma série de termos meteorológicos que vão ajudar a você entender um pouco melhor sobre a área e, até mesmo, a previsão do tempo", afirma Puchaski*.

*Meteorologista da NSC filiada a Rede Globo. Série exibida em Abril de 2013.


----------------------------------------- I N Í C I O ------------------------------------------

Aguaceiros: chuva forte originada de nuvens cumulunimbos. Nada de trombra d'água para se referir a chuva forte.
Albedo: razão entre a quantidade de radiação refletida pela superfície e a radiação que vem do Sol. Areia e neve possuem altas taxas de albedo, ou seja, refletem uma grande quantidade de radiação que chega do sol. Já florestas e terra têm baixo albedo.

Anemômetro: instrumento meteorológico usado para medir a direção e a velocidade do vento. O tipo mais comum é o anemômetro de conchas de Robinson.
Arco-íris: arco luminoso que exibe todas as cores do espectro visível de luz (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul claro, e violeta). É criado por refração da luz sendo uma ilusão ótica. É visível quando o Sol brilha e o ar contém água vaporizada ou pingos de chuva, o que ocorre durante ou imediatamente após uma chuva. O arco sempre é visto no céu do lado oposto em que está o Sol.
Atmosfera: porção gasosa do meio físico que envolve um planeta. A atmosfera terrestre está situada mais ou menos próxima à sua superfície em razão da gravidade. A atmosfera é dividida imaginariamente em: troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera. Na meteorologia dividimos a atmosfera em níveis: baixo, próximo a superfície até 2 mil metros de altitude, médio de 3 a 6 mil metros e alto acima de 7 mil metros.

Balanço Hídrico: é um método utilizado para calcular os recursos de água de uma região. Ele contabiliza a precipitação, a evaporação e leva em consideração a capacidade de armazenamento de água no solo e na atmosfera.
Barômetro: instrumento usado para medir a pressão atmosférica. Dois exemplos são o barômetro aneróide e o barômetro de mercúrio.
Biometeorologia: estudo das influências exercidas sobre os organismos vivos pelos elementos meteorológicos.
Biruta: indicador da direção do vento. Consiste de um cone de tecido com duas aberturas, uma das quais é maior e acoplada a um anel de metal.
Borrasca: tempestade súbita de vento, normalmente, acompanhada de chuva forte ou neve.
Brisa Marítima: é a brisa ou o vento próximo a superfície no sentido do mar para o continente que se desenvolve nas regiões litorâneas nos períodos de tarde.
Brisa Terrestre: é a brisa ou vento próximo a superfície no sentido do continente para o mar que se desenvolve nas regiões litorâneas nos períodos noturnos.
Bruma: suspensão de gotículas de água na camada atmosférica justaposta à superfície da Terra, reduzindo a visibilidade horizontal a não menos que 1km. É também referida como neblina.
Cerração ou Nevoeiro: massa de minúsculas gotas de água suspensas na atmosfera, próximas ou junto à superfície da Terra, que reduzem a visibilidade horizontal para menos de um quilômetro.
Calmaria: condições atmosféricas destituídas de vento ou de qualquer outro movimento do ar. Em termos oceânicos, é a ausência aparente de movimento da superfície de água, quando não há nenhum vento ou ondulação.
Camada de Ozônio: é uma forma de oxigênio com três átomos que se forma, naturalmente, nas camadas superiores do ar e filtra os perigosos raios ultravioleta da radiação solar. Situa-se entre a troposfera e a estratosfera, entre 15 e 20 quilômetros da superfície da Terra. Nas camadas inferiores ele contribui para a formação do "Smog".
Ciclogênese: processo que cria um novo sistema de baixa pressão ou ciclone, ou intensifica um sistema pré-existente.

Ciclone Extratropical: qualquer ciclone de origem não tropical. Geralmente, associado às frentes frias e encontrado nas médias e altas latitudes.
Ciclone Tropical: sistema de baixa pressão de núcleo quente, que se desenvolve sobre águas tropicais e, às vezes, subtropicais. Possui circulação organizada ao redor de seu centro. Dependendo da intensidade dos ventos em superfície, o sistema pode ser classificado como distúrbio tropical, depressão tropical, tempestade tropical ou furacão.
Desenvolvimento Vertical: acontece com as nuvens de tipo cumuliformes, causado pela ação das correntes de ar ascendentes. Podem chegar a mais de 15.000 metros de profundidade, da base ao topo.
Dilúvio: queda de chuvas torrenciais que causam inundação das áreas afetadas.
Dióxido de Carbono: gás pesado e incolor que é o quarto componente mais abundante do ar seco. Abrange 0,033%.
Efeito Estufa: aquecimento global da parte mais baixa da atmosfera da Terra, devido principalmente à presença de dióxido de carbono e vapor de água, que permitem que os raios do Sol aqueçam a Terra, mas impedem que parte desse aquecimento retorne para o espaço.
Elementos Meteorológicos: podemos considerar como sendo: pressão, temperatura, nebulosidade, umidade, precipitação, direção e velocidade do vento, etc.
Enchente: evento que resulta da incapacidade temporária de um canal de drenagem de rio, córrego etc, conter em sua calha normal o volume de água por ele recebido, ocasionando o extravasamento da água excedente.

Escala de Beaufort: sistema para calcular e informar a velocidade do vento. É baseado na força ou número de Beaufort, o qual é composto da velocidade de vento, um termo descritivo, e os efeitos visíveis sobre as superfícies da Terra ou do mar.

Escala de Intensidade Fujita: escala para classificar os tornados de acordo com a velocidade de ventos de rotação e os danos causados pelos tornados.

Estação meteorológica: local onde são usados diferentes tipos de instrumentos desenvolvidos para a realização de observações e relatórios sobre o estado de tempo em várias partes do mundo. As estações podem ser classificadas do seguinte modo: estações Sinópticas, Climatológicas, de Meteorologia Aeronáutica, de Meteorologia Agrícola e Espaciais.
Frio: condição marcada por temperatura reduzida ou abaixo de seu normal. Ausência de calor.

Frontogênese: é o processo de formação de frente ou intensificação de uma frente existente.

Furacão: nome dado aos ciclones tropicais com velocidade de ventos contínuos igual ou superior a 120km/h, de ocorrência normalmente no Oceano Atlântico Norte, mar do Caribe, Golfo do México e no norte oriental do Oceano Pacífico. Este mesmo ciclone tropical é conhecido como tufão no Pacífico ocidental e como ciclone no Oceano Índico.
Garoa: expressão regional do Brasil, principalmente de São Paulo, para expressar chuvisco.
Glória: constituída por uma ou mais séries de anéis coloridos, que o observador vê em volta da sua própria sombra projetada sobre o nevoeiro, orvalho ou sobre uma nuvem composta por numerosas partículas de pequenas dimensões. Os anéis coloridos devem-se à difração da luz e têm disposição igual à da coroa.
Granizo: precipitação que se origina de nuvem cumulonimbus e que cai em forma de bolas ou pedaços irregulares de gelo.

Grumo: acumulações de cristais de gelo que permanecem separados ou apenas congelados entre si. Formam uma camada delgada dando à superfície do mar um tom cinza ou cor de chumbo.
Halo: produzido pela refração ou reflexão da luz por cristais de gelo em suspensão na atmosfera como nuvens cirriformes, nevoeiro gelado, etc. Os halos produzidos pela luz da lua são sempre brancos. O tipo mais vulgar de halo é um anel em volta do sol ou da lua.

Heliograma: registro feito por um registrador de insolação. Também é o diagrama de registro de um heliógrafo.

Higrógrafo de Cabelo: instrumento que fornece um registo contínuo da umidade relativa. O cabelo humano isento de óleo ou gordura, altera o seu comprimento em função da umidade relativa. Por meio de um sistema de alavancas, a alteração do comprimento do cabelo é amplificada e registrada por uma pena sobre um gráfico aposto a um cilindro que roda em movimento uniforme.
Imagem de alta resolução: na imagem é possível a identificação de alguns sistemas meteorológicos que poderão ser vistos em mais detalhes através do Radar Meteorológico para verificação se há ou não chuva como também, a intensificação ou desintensificação dos sistemas ao longo do tempo.

Índices de Frio do Vento: cálculo de temperatura que considera os efeitos do vento e da temperatura do ar no corpo humano. Descreve a média da perda de calor num corpo humano e a maneira como a temperatura é sentida. Não é a temperatura atual do ar

Índice de Temperatura e umidade: mostra como o calor e a umidade nos fazem sentir. Se soubermos a temperatura e a umidade relativa, podemos saber quão desconfortável estamos.

Infiltração: movimento da água de superfície que penetra no solo. A infiltração é igual ao total de precipitação menos as perdas causadas pela captação das plantas, à retenção nas depressões na superfície do solo, à evaporação e ao escorrimento de superfície.

Irisações: são cores que aparecem nas nuvens, umas vezes misturadas outras vezes em forma de faixas, sensivelmente paralelas aos bordos das nuvens. Predominam o verde e o cor de rosa, muitas vezes, com tonalidade pastel. As linhas de separação entre as cores não formam círculos com o Sol no centro, mas sim faixas que acompanham os contornos da nuvem.

Khamsin: vento quente e seco que sopra do sul no Egito, ao longo do Mediterrâneo, semelhante ao siroco e geralmente em março, abril e maio.
La Niña: período de intensificação dos ventos e resfriamento anormal da superfície no centro e leste do Pacifico Tropical. O oposto de El Niño.

Lençol de Nuvens: disposição particular das nuvens que formam uma camada contínua e relativamente fina de grande extensão horizontal.

Litometeoros: meteoro constituído por um conjunto de partículas cuja maior parte é sólida e não aquosa. As partículas estão mais ou menos em suspensão no ar ou são levantadas do solo pelo vento como bruma seca, bruma de poeira, fumo, nuvem de poeira ou de areia, tempestade de poeira ou areia, turbilhão de poeira ou areia.
Meteorologia: ciência que estuda a atmosfera, suas variáveis, seus fenômenos e suas atividades. A Meteorologia é uma ciência multidisciplinar e complexa. Suas raízes ancestrais situam-se nas inquietações pré-histórica do homem, na luta pela preservação da vida contra os fenômenos naturais imprevisíveis ou simplesmente é a ciência do tempo, e envolve a observação dos sistemas que estão atuando. Os meteorologistas estudam fenômenos como as variações da temperatura, a pressão atmosférica, a umidade na atmosfera, o estado químico e os movimentos do ar entre outros.
Modelo Numérico: modelo de computador contendo equações atmosféricas, a fim de obter a previsão do tempo para vários dias.
Meteoro: qualquer fenômeno diferente de uma nuvem, observado na atmosfera ou à superfície do globo. Existem 4 tipos de meteoros: Hidrometeoros; Litometeoros; Fotometeoros; Electrometeoros.
Neve: precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, em geral, em forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor de água que se encontra suspenso na atmosfera. É produzida, frequentemente, por nuvens do tipo estrato, mas também pode se originar das nuvens do tipo cúmulo. Normalmente os cristais são agrupados em flocos de neve.
Nuvem: um conjunto visível de partículas minúsculas de matéria como gotículas d'água e/ou cristais de gelo no ar. Uma nuvem se forma na atmosfera como resultado da condensação do vapor d'água.
Observação: em meteorologia é a avaliação de um ou mais fatores meteorológicos tais como temperatura, pressão, ou ventos que descrevem o estado da atmosfera na superfície da Terra ou na alta atmosfera. Um observador é aquele que registra as avaliações dos fatores meteorológicos.

Onda de Calor: período de tempo desconfortável e excessivamente quente. Pode durar vários dias ou várias semanas.

O.M.M. (Organização Meteorológica Mundial): de previsões do tempo à pesquisas sobre poluição, incluindo mudanças e atividades do clima, estudos sobre a diminuição da camada de ozônio e previsões de tempestades tropicais, a O.M.M. coordena a atividade científica global visando à constante precisão de informações meteorológicas, bem como de outros serviços de interesse público, ou mesmo do setor privado e comercial, incluindo linhas aéreas internacionais e indústrias de transporte. Fundada pelas Nações Unidas em 1951, a O.M.M. tem 184 sócios.

Orvalho: condensação, na forma de pequenas gotas d'água, que se acumula na grama e em pequenos objetos próximos ao solo. Esta condensação ocorre, geralmente, durante a noite, quando a temperatura se reduz.
Paleoclima: clima de um período pré-histórico cujas características principais podem ser reconstituídas.

Parede do Olho: uma faixa organizada de convecção que cerca o olho ou centro de um ciclone tropical. Contém nuvem cumulonimbos, chuva intensa e ventos muito fortes.

Pluviometria: estudo da precipitação incluindo sua natureza, distribuição e técnicas de medição.

Precipitação: todas as formas de água, líquida ou sólida, que caem das nuvens. Podem ser na forma de aguaceiros, chuva, chuvisco, granizo.

Psicrômetro: instrumento utilizado na medição da umidade ou conteúdo de vapor de água da atmosfera. O princípio de funcionamento do psicrômetro para determinar a umidade do ar, baseia-se no fato de a evaporação provocar descida de temperatura. Consiste em dois termômetros: termômetro seco e termômetro molhado ou bolbo molhado.
Radar: instrumento eletrônico usado para detectar objetos a distância através da maneira como esses objetos propagam ou refletem ondas de rádio. Precipitação e nuvens são fenômenos detectáveis pela força dos sinais eletromagnéticos por eles refletidos. Radar de Doppler e Nexrad são alguns exemplos de radares.

Radar de Doppler: radar meteorológico que mede a direção e a velocidade de um objeto em movimento como gotas de precipitação, determinando se o movimento atmosférico se distancia ou se aproxima, horizontalmente, do radar.
Relâmpago: é a manifestação luminosa que acompanha a descarga momentânea entre duas nuvens com cargas elétricas ou entre uma nuvem e o solo.
Satélite: o termo é frequentemente usado para definir objetos fabricados pelo homem e que estejam na órbita da Terra de forma geo-estationária ou polar. Algumas das informações colhidas por satélites meteorológicos incluem temperatura nas camadas superiores da atmosfera, umidade do ar e registro da temperatura do topo das nuvens, da Terra e do oceano.

Satélite de Órbita Geoestacionária: satélite cuja órbita inclui passagens sobre o mesmo ponto durante um determinado período. Em meteorologia o satélite mais utilizado, como ferramenta é o da série GOES.

Satélite de Órbita Polar: satélite cuja órbita inclui passagens sobre ambos os Pólos da Terra.
Sereno: vapor atmosférico leve ou pouco espesso que se transforma em chuva finíssima.
Tempo: conjunto de condições atmosféricas e fenômenos meteorológicos que afetam a biosfera e a superfície terrestre em um dado momento e local. Temperatura, chuva, vento, umidade, nevoeiro, nebulosidade, etc., formam o conjunto de parâmetros do tempo.

Tempo Estável: tempo bom; condições de céu claro ou parcialmente nublado.

Tempo Instável: mau tempo; condições favoráveis para chuva.

Termôgrafo: instrumento que permite um registo contínuo da temperatura num papel.

Terral: vento que sopra da Terra, brisa terrestre.

Updrafts: movimento ascendente e muito rápido de colunas de ar para altitudes de 180 mil metros. Este fenômeno ocorre num furacão.

Véu de Nuvens: lençol de nuvens, completamente transparente, o que permite a perfeita localização do sol ou da lua.

Virga: precipitação pequena e rápida produzida pelas nuvens e que contém água ou partículas de gelo, mas que evapora antes de alcançar o chão. Vista a distância, pode às vezes, ser confundida com uma nuvem em forma de funil ou tornado.
Zulu - Coordenadas do Tempo: um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares. Outros nomes para esta medida de tempo são Coordenadas Universais do Tempo (UTC) e Tempo Médio de Greenwich (GMT).
------------------------------------- F I M -------------------------------------------------

Acessar o conteúdo original:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.