quinta-feira, 14 de junho de 2018

História: O Grito de Bamo - monges barbudos

A origem dos "monges barbudos"
A organização de pequenos agricultores de origem "cabocla", na sua maioria, em torno de um ideário místico-religioso, sob a liderança de um líder carismático (suposto São João Maria), deu origem a um dos principais movimentos messiânicos do Estado do Rio Grande do Sul no século passado.

Trata-se da comunidade denominada de "Monges Barbudos", que se organizou no interior do municípios de Soledade/RS e Sobradinho/RS, mais precisamente nos então distritos de Lagoão, Bela Vista, Despraiado, Tunas, Jacuizinho e Arroio do Tigre, quase no final da década de 1930.

Depois de alguns anos, o movimento se fortaleceu, o que causou grande temor aos imigrantes/descendentes alemães e italianos e, principalmente aos "Bodegueiros", que viviam da troca de produtos com os demais colonos. A "Solução" encontrada pelos temerosos foi a delação ao poder público. E o aparato coercivo do Estado não tardou a chegar: guarnições de Santa Maria e Cachoeira do Sul, juntamente com os colonos e "bodegueiros" armados, colocaram um ponto final no movimento, com perseguições, torturas, estupros, ameaças, constrangimentos e o assassinato dos principais líderes do movimento e de membros da comunidade.

O conflito dos "monges" de Soledade/RS soma-se à lógica da hecatombe promovida pelo Estado frente aos demais movimentos sociais de cunho religioso no Brasil, como Muckers, Canudos e Contestados, todos cruelmente massacrados pelas forças oficiais.

Esses camponeses (caboclos na maioria), jamais tiveram seus direitos reconhecidos, nem mesmo através de um pedido público de desculpas pelas autoridades constituídas, por esse crime de Estado singularmente gratuíto.

O Filme - O Autor

As filmagens e a edição do filme foram feitas em fevereiro de 2005 no interior dos municípios do Centro-Serra do RS.

Atores amardores da região se envolveram nas filmagens...

O Rogério Wendel, o autor do filme, foi o único gaúcho selecionado no programa Revelando os Brasis, do Ministério da Cultura, para realizar um curta-metragem sobre o movimento messiânico dos "Monges Barbudos".

O filme foi exibido em rede nacional na programação da TV Cultura.

Gilmar Rogério Wendel é integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) de Arroio do Tigre/RS. br>
O título do filme "O grito de Bamo" está relacionado ao modo como o grupo buscava adesão, falando "bamo" (vamos) aos moradores. br>
Roteiro: Gilmar Rogério Wendel
Fotografia: Gabriel Athanazio e Rodrigo Duarte
Produção: Gilmar Rogério Wendel
Gilmar Rogério Wendel, Gabriel Athanazio e Rodrigo Duarte

Gilmar Rogério Wendel
Conheça Arroio do Tigre:
Fundação: 1963
Localização: Vale do Rio Pardo, a 251km da capital
11.922 habitantes
311 km²

Exibir mapa ampliado


A oração de Santa Catarina

Eva da Silva, uma das únicas sobreviventes do movimento faz a oração de Santa Catarina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.

Arquivo do blog