domingo, 29 de julho de 2018

Pão de aipim (Mandioca - Macaxera)





















Pão de mandioca é fácil e rápido de preparar; confira os ingredientes

Receita é típica da família Otremba, em Foz do Iguaçu, no oeste do PR.
Safra de mandioca deve ser maior em relação a 2013, estimam produtores.


Anote os ingredientes.

Ingredientes
- 1 quilo de mandioca
- 1 quilo de farinha de trigo
- 3 colheres de açúcar
- 1 xícara de óleo
- 2 colheres de fermento biológico
- 2 xícaras de água
- e 2 colheres de sal


Modo de Fazer

Primeiro coloque a mandioca descascada e limpa para cozinhar por uns 30 minutos. Enquanto ela cozinha, prepare a massa. Coloque um pouco de farinha de trigo, o açúcar e o fermento. Depois, acrescente a água e misture tudo. Deixe a mistura de lado para preparar a mandioca cozida. Primeiro corte em pequenos pedados e, com a água do cozimento, bata no liquidificador. Acrescente a mandioca na mistura dos outros ingredientes. Em seguida coloque o óleo e o sal. Nesta parte tem uma dica. Jamais coloque o sal em cima do fermento para não atrapalhar o crescimento. Coloque mais farinha de trigo. Amasse até a massa ficar lisa e soltar do fundo do recipiente.

Deixe a massa crescer por uma hora. Coloque em uma forma, espere mais uns 20 minutos e leve para o forno aquecido a 200 graus. Em 45 minutos o pão de mandioca fica pronto.


Fonte da receita acima: g1 - Paraná




RECEITA DE PÃO DE MANDIOCA SEM GLÚTEN

Também conhecida como polvilho, a fécula de mandioca é uma boa opção para preparação de massas leves, e já é usada na culinária brasileira para fazer pão de queijo, por exemplo. Também é o ingrediente principal da tapioca, massa que pode substituir pães. Aprenda uma receita fácil e deliciosa:

Pão de mandioca sem glúten



Ingredientes

400g de mandioca cozida amassada
2 ovos batidos(+1 gema batida)
2 tabletes de fermento para pão
2 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (chá) de sal e de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de arroz

Modo de fazer

Desmanche o fermento no açúcar. Acrescente sal, os ovos, a manteiga e a mandioca. Misture e junte a farinha de arroz. Sove até a massa ficar macia e lisa. Se necessário, use mais farinha. Unte uma forma para pão e polvilhe com farinha. Espere crescer. Asse em forno médio até dourar.

Fonte da receita acima: revistavivasaude



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.